sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ministério da Saúde pede aos EUA medicação para tratar vítimas contaminadas por cianeto

Entre os 124 feridos internados, 64 ainda permanecem na UTI


Volta às aulas em Santa Maria: 114 alunos da UFSM morreram
Foto: Agência RBS
Volta às aulas em Santa Maria: 114 alunos da UFSM morreramAgência RBS

SANTA MARIA — O Brasil contará com ajuda internacional para tratar os intoxicados na tragédia de Santa Maria. Chegam neste sábado ao Rio Grande do Sul, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), os 140 kits doados pelo governo dos Estados Unidos do medicamento usado para combater a contaminação por cianeto, a substância liberada na queima da espuma colocada no teto da boate Kiss para conter o barulho.
Exames de sangue têm monitorado o grau de contaminação de pacientes. O governo brasileiro pediu o medicamento aos americanos. No mercado nacional não há a substância hidroxicobalamina (vitamina B12 injetável). A medida, de acordo com o Ministério da Saúde, é preventiva, já que os resultados dos exames ainda não são conhecidos. Caberá aos médicos que cuidam dos internados decidir, de acordo o histórico de cada paciente, definir a quantidade a ser aplicada.
A hidroxicobalamina serve para desintoxicar o organismo. Os médicos dos hospitais gaúchos que têm pacientes com suspeita de contaminação também têm trocado informações com profissionais de outros países sobre o tratamento. Ontem, foi realizada uma videoconferência com representantes de 15 entidades internacionais.
O número de internados por causa da tragédia caiu de 127 para 124. Desses, 64 necessitam de ventilação mecânica e estão em UTI. (Sérgio Roxo, enviado especial)

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário