terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Reino Unido e França condenam teste nuclear da Coreia do Norte

Os governos da França e do Reino Unido, dois membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, condenaram o testes nuclear conduzido pela Coreia do Norte.
O ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, se pronunciou nesta terça-feira (12), nos termos "mais enérgicos", contra o procedimento, que violou três resoluções da ONU.
"O desenvolvimento da capacidade nuclear e de mísseis balísticos por parte da Coreia do Norte representam uma ameaça à segurança regional e internacional", disse Hague.
"Suas repetidas provocações só servem para aumentar a tensão regional e dificultam as perspectivas de uma paz duradoura na península coreana", afirmou o ministro.
O presidente francês, François Hollande, afirmou que está trabalhando com parceiros do Conselho de Segurança em uma resposta firme ao país.
"A França pede mais uma vez que a Coreia do Norte se conforme sem atraso às suas obrigações internacionais e inicie um completo, verificável e irreversível desmonte de seu programa nuclear e balístico", afirmou Hollande ao Parlamento.
A Coreia do Norte informou hoje que realizou "com sucesso" o seu anunciado terceiro teste nuclear, depois dos realizadas em 2006 e 2009, segundo a agência estatal norte-coreana KCNA.
Pyongyang destacou que o teste nuclear de hoje teve "maior nível" que os anteriores, em 2006 e 2009, e informou que conseguiu reduzir o tamanho e o peso da bomba, em uma mostra que o país avançou em seu objetivo de dotar seus mísseis balísticos de capacidade atômica.
O regime de Kim Jong-un qualificou sua ação como uma "medida prática" para fazer frente às "hostilidades" dos Estados Unidos, país que há alguns dias o líder norte-coreano chamou de "inimigo jurado".

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário