sábado, 23 de fevereiro de 2013

Centro Estadual de Transplantes realiza primeira cirurgia

Paciente, de 31 anos, aguardava há oito anos por rim

Uma vida sem restrições. Essa é a expectativa que permeia os pensamentos dos primeiros pacientes operados no Centro Estadual de Transplantes, inaugurado na ultima quinta-feira (21), no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Após oito anos de espera na fila pelo transplante de rim, Leandro Carqueja, de 31 anos, foi o paciente número 1 da nova unidade. Minutos antes da cirurgia, que foi um sucesso, só pensava na liberdade de se livrar da hemodiálise após o transplante, realizado com órgão de doador morto.
"Faço hemodiálise três vezes por semana, quatro horas por dia, desde os 20 anos. Isso limita muito a minha vida. Para trabalhar é complicado, pois só consigo empregos de meio expediente. Os remédios causam mal estar e nem todo mundo entende a situação. Além disso, tenho limitações de coisas simples, como alimentação e ingestão de líquidos. O que mais quero fazer ao sair daqui é beber uma garrafa inteira de água!", conta Leandro.
A mãe, Glória Carqueja, era só alegria. Leandro já foi convocado algumas vezes para realizar o transplante, mas a cirurgia acabou não acontecendo por motivos diversos.
"Nesses oito anos, já nos contataram algumas vezes, mas o paciente tem que estar 100% pra operar, tem a questão da compatibilidade do órgão, etc. Mas agora chegou a vez dele. Ele tem uma vida toda pela frente, quer voltar à faculdade de administração, estudar inglês, trabalhar. Foi uma luta muito grande até agora, mas acreditamos na equipe de médicos e nessa nova estrutura do hospital", comemora Glória.
Inicialmente apta para realizar transplantes de rim e fígado, o novo centro vai, em breve, oferecer também transplante de pâncreas. Essa é a primeira unidade da rede estadual de saúde a realizar os procedimentos, antes só feitos por hospitais federais, universitários e conveniados ao SUS.
Totalizando um investimento de R$ 3 milhões, a unidade conta com centro cirúrgico, com cinco salas, e aparelhos de ponta para realizar cirurgias de alta complexidade, UTI, e ambulatório. A expectativa é realizar no primeiro ano de funcionamento cerca de 200 transplantes de rim e 100 de fígado.
Desde o dia 5 de fevereiro, pacientes antes cadastrados no Hospital Federal de Bonsucesso têm sido convidados a agendar consultas na nova unidade para a atualização de seus cadastros.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário