quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Rios de óleo da Baixada Fluminense pioram a situação da já poluída Baía de Guanabara

Pelo menos 400 pessoas em Caxias estão sujeitas a intoxicação química


Nas mãos. Moradora de Duque de Caxias mostra a contaminação do Rio Pilar
Foto: Custódio Coimbra / O Globo
Nas mãos. Moradora de Duque de Caxias mostra a contaminação do Rio PilarCustódio Coimbra / O Globo

RIO — Passagem do ouro das Minas Gerais nos séculos XVII e XVIII, o Rio Pilar, em Duque de Caxias, hoje só transporta óleo e uma tabela periódica de poluentes em suas águas escuras. Seu vizinho, o Calombé, há cinco meses ganhou o noticiário por um fato inusitado: labaredas de fogo consumiram parte de seu leito. A três anos dos Jogos Olímpicos, a Baía de Guanabara é “abastecida” por rios de óleo combustível. De acordo com a prefeitura de Caxias, pelo menos 400 pessoas vivem com alto risco de intoxicação química.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reconhece a gravidade do problema, mas afirma que já mapeou 47 depósitos de produtos inflamáveis e faz inspeções frequentes — mas incapazes de sanar os problemas. No dia 16, O GLOBO sobrevoou os rios Pilar, Calombé e Iguaçu, a convite do projeto Olho Verde, coordenado pelo biólogo Mario Moscatelli. Vistos de cima, eles mais parecem dutos de óleo ao ar livre. Dois dias depois, alertado, o Inea expediu auto de constatação contra a MBR Comércio de Materiais Recicláveis.
O dono da indústria MBR, Maurício Braga Rocha, negou que a empresa esteja poluindo o Rio Pilar e joga a culpa em outros empreendimentos do entorno.
De acordo com a presidente do Inea, Marilene Ramos, a empresa, curiosamente responsável pela reciclagem de óleo de cozinha, estava despejando poluentes no Pilar sem tratamento. Mas a multa ainda não foi estipulada:
— Estamos fazendo operações quase permanentes na região, procurando identificar os galpões. São depósitos de óleo de cozinha e até empresas que fazem adulteração de combustível. Há dezenas sem controle ambiental. Estamos apertando o cerco, prendendo pessoas, vamos interditar todas as empresas. Quatro já foram fechadas nos últimos 30 dias.
Moradora convive com óleo
Os rios de óleo da Baixada oferecem risco à saúde de centenas de pessoas que ocupam as suas margens. Prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso afirma ser inadmissível um rio pegar fogo por causa de poluentes tóxicos, mas não descarta futuros riscos.
— Conheço essa situação há muito tempo. Se o Inea identificar (os poluidores) eu tenho a possibilidade de fazer a cassação do alvará dessas empresas. É inadmissível rio pegar fogo. Não temos a estrutura de fiscalização do Inea, só contamos com cinco fiscais de meio ambiente para Caxias inteira. Há risco de vida em caso de incêndio e explosão dos rios. A situação é gravíssima, a inalação dos poluentes pode vir a gerar pneumonias — diz.
Moradora de Pilar há seis décadas, a dona de casa Maria Pereira, de 68 anos, conta que orienta as crianças a evitarem caminhar às margens do rio.
— Minha filha e meu netinho de um ano tiveram que sair por causa do forte cheiro de óleo. Ninguém sabe de onde vem. Tem gente aqui com bronquite e asma. A situação só tem piorado nos últimos anos.
A retirada das pessoas dali surge num horizonte ainda distante. De acordo com o Inea, somente em setembro devem começar as obras da terceira etapa do projeto Iguaçu, que prevê o reassentamento das famílias.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário