segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sal grosso dos pampas tem poder!


A MINHA RESENHA

"Acabou!!! Acabou!!!" Parece Galvão Bueno, quase tendo um colapso cardíaco. Mas só foi uma vitória da seleção brasileira de futebol. A mais vitoriosa de todos os tempos e que amargava um "jejum" de revezes contra adversários gabaritados.
Galvão Bueno comentou 993 vezes (se não for esse o exato número, foi perto disso...) que o Brasil estava há "21 anos sem ganhar da França", insultando grosseiramente a cultura futebolística alheia, sabendo-se obviamente que as duas seleções não jogaram ano após ano. Se, nesses 21 anos, tivemos meia dúzia de jogos, foi muito. Não vou me dar ao trabalho de pesquisar o valor correto. Na verdade, isso nem importa muito.
Como não importa muito (mas merece meu registro insólito e solitário) a enorme feiura do uniforme francês. Cadê os "bleus"? Não vi. Há coisas que não se devem modificar radicalmente. A tradição azul da camisa francesa deveria ser preservada, sei lá. Não é problema meu.
Agora, ao que interessa: do que vi do jogo, não me animei - principalmente no primeiro tempo, onde a França (que, aliás, jogou o tempo inteiro como uma "Bolívia" que contra atacava com algum perigo e destreza) conseguiu equilibrar as ações. Veio o segundo tempo e, com ele, uma nova postura dos canarinhos, marcando mais a saída de bola dos franceses e foi assim que o primeiro gol surgiu. O resto foi boa consequência disso. A entrada de Lucas e Hernanes me fez sonhar com a ousadia suprema de ver um 3-4-3 (Thiago Silva, Dante e David Luiz; Daniel Alves, Hernanes, Marcelo e Oscar; Lucas, Fred e Neymar). Ousado demais? Quem sabe...?
Enquanto meus devaneios táticos divagam solenemente pela imprecisão e descompromisso com resultados, vamos ver onde o Brasil vai chegar nessa Copa das Confederações. Essa vitória, junto com um bom banho de sal grosso, veio a calhar pra Felipão começar a montar o time para a Copa do Mundo - o que REALMENTE interessa a todos nós que gostamos de futebol.
(Pedro Paulo Neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário