terça-feira, 25 de junho de 2013

CPI dos Ônibus no Rio tem 27 assinaturas de vereadores

Eram necessárias 17 assinaturas para dar entrada no pedido.
CPI pretende investigar contratos das empresas de ônibus com prefeitura.

Maioria dos vereadores concordou em dar entrada para realização da CPI dos ônibus (Foto: Mariucha Machado/ G1)Maioria dos vereadores concordou em dar entrada para na CPI dos Ônibus (Foto: Mariucha Machado/ G1)
O requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para a investigar os contratos da Prefeitura do Rio com as empresas de ônibus teve a adesão necessária dos vereadores. Para dar entrada no pedido era preciso ter no mínimo 17 assinaturas, mas segundo o vereador Eliomar Coelho (PSOL), que pediu a instalação da CPI, 27 deram apoio para a instauração da Comissão.
Com apenas 16 vereadores presentes, não teve sessão nesta terça-feira. Devido aos trâmites burocráticos, o presidente da Câmara Jorge Felippe (PMDB) acredita que a CPI será instaurada apenas no dia primeiro de agosto. " Eu não tenho duvida que será deferida". Ele disse ainda que considera saudável a presença da população na sessão. "É natural da democracia as vaias e aplausos".

Duzentas senhas foram distribuídas para quem queria assistir a sessão. A procura era tão grande que a fila se estendia desde a entrada lateral da Câmara dos Vereadores, pela Rua Alcindo Guanabara, até a frente do edifício, na Cinelândia. Uma funcionária que fazia o credenciamento das pessoas disse que fazia tempo que não via tanto interesse.
Críticas da oposição
O discurso dos vereadores para a instalação da CPI começou com críticas da oposição ao governo federal. Paulo Pinheiro, do PSOL, pediu durante o seu pronunciamento que todas as explicações sejam dadas à população. "Nós não temos temer a presença de vocês aqui. Queremos que vocês continuem fiscalizando", disse o vereador. No final do discurso ele foi muito aplaudido pela população que estava assistindo no local.
O líder do PT, Reimont, deu apoio ao governo. "Eu me orgulho do posicionamento da presidente Dilma. Ela já ouviu  importantíssimos da sociedade brasileira. Eu quero ratificar o meu orgulho da presidente, ela está estudando, ouvindo, propondo".
Lista dos vereadores que assinaram o requerimento:
Eliomar Coelho (PSOL)
Renato Cinco (PSOL)
Paulo Pinheiro (PSOL)
Jefferson Moura (PSOL)
Leonel Brizola Neto (PDT)
César Maia (DEM)
Tio Carlos (DEM)
Rosa Fernandes (PMDB)
Carlos Bolsonaro (PP)
Júnior da Lucinha (PSDB)
Marcio Garcia (PR)
Teresa Bergher (PSDB)
Reimont Otoni (PT)
Marcelo Arar (PT)
Rafael Aloisio Freitas (PMDB)
William Coelho (PMDB)
Paulo Messina (PV)
Veronica Costa (PR)
Carlo Caiado (DEM)
Dr. Carlos Eduardo (PSB)
Dr. Gilberto (PTN)
Jorge Manaia (PDT)
Leila do Flamengo (PMDB)
Átila Nunes (PSL)
Zico (PTB)
Vera Lins (PP)
Alexandre Isquierdo (PMDB)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário