quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Procon apreende 29 toneladas de produtos impróprios em Maricá

Nos três dias da Operação Ouro Negro, em Maricá, a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon-RJ, recolheu 29 toneladas de produtos impróprios para o consumo no comércio local. É a maior apreensão feita pela autarquia nas suas fiscalizações este ano; recorde de alimentos apreendidos fora da validade. Numa nica filial do supermercado Estrela do Sul, no Centro do Município, os agentes descartaram 27 toneladas de produtos irregulares.Na ocasião, um caminhão compactador de lixo precisou fazer quatro viagens até o aterro de Itaboraí para descartar tudo o que foi apreendido.    
O supermercado Estrela do Sul chegou a ser interditado enquanto todo o material irregular foi contabilizado e retirado para o descarte. O proprietário da rede foi detido pelos fiscais do Procon-RJ - com o auxílio de policiais militares da equipe de operações da 4ª CIA, vinculados ao 12º BPM de Niterói - e levado até a 82ª DP, de Maricá, para prestar esclarecimentos. Ele deverá responder por crimes contra as relações de consumo, conforme previsto na Lei Nº 8.137/ 1990. Nesse primeiro dia da operação, devido à grande quantidade de produtos vencidos encontrados nesse supermercado, só houve tempo para vistorias três estabelecimentos.
"Essa quantidade de alimento vencido armazenado é a maior já apurada em todas as fiscalizações do Procon-RJ este ano. É um desrespeito ao consumidor, um crime contra a sade pblica. O dono desse supermercado tem que ser punido", disse a secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor", Cidinha Campos. Entre os seis estabelecimentos fiscalizados no segundo dia da operação (terça-feira, 17 de setembro) estavam as outras duas filiais da rede de supermercados Estrela do Sul e foi, exatamente, numa delas que ocorreu o maior recolhimento de produtos impróprios daquele dia. Na filial localizada no bairro São José de Imbassaí, os agentes apreenderam 577 kg de produtos vencidos, além de 121kg de alimentos com embalagens violadas e contendo larvas.
Já no terceiro dia foram vistoriados 13 estabelecimentos comerciais, e a maior apreensão se deu em uma filial da Rede Economia de Supermercados, localizada na Estrada de Itaipuaçu, onde foram encontrados 865kg e 500g de alimentos vencidos. Desses, 800kg eram só de salsicha. Já na filial da Rede Supermarket da Rodovia Amaral Peixoto, inaugurada no mês passado, os fiscais recolheram15kg e 400g de bacon fora do prazo de validade.
Ao longo dos três dias da Operação Ouro Negro, somente um estabelecimento vistoriado pelo Procon-RJ não apresentou irregularidades: o Supermercado Bonanza, localizado na Avenida Amaral Peixoto, no Centro do município.
A Operação Ouro Negro não tem data para acabar.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário