terça-feira, 24 de setembro de 2013

Presidente do CRM renuncia em protesto contra o Mais Médicos

Alexandre Bley renunciou ao cargo para não ser obrigado a assinar os registros provisórios dos médicos formados no exterior que vão atuar no estado dentro do programa Mais Médicos

Em protesto, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Alexandre Bley, renunciou ao cargo na noite desta segunda-feira (23). Bley abriu mão do cargo para não ser obrigado a assinar os registros provisórios dos médicos formados no exterior que vão atuar no estado dentro do programa Mais Médicos. “Confesso que prefiro a vergonha da renúncia a ter que conviver com a vergonha de ter traído a minha consciência, pois quando um indivíduo abre mão de suas convicções, perde sua identidade e o significado de sua existência”, escreveu o médico em sua carta de renúncia apresentada na noite de segunda-feira, durante reunião plenária do CRM-PR.
Segundo nota divulgada pelo CRM-PR, Bley teria afirmado que não se sentia à vontade para homologar a habilitação dos médicos estrangeiros pois não teria havido o devido cuidado e zelo para assegurar uma assistência de qualidade à população. Ele ainda destacou que o governo estaria pressionando os conselhos a conceder o registro aos profissionais.
Quem assume o lugar de Alexandre Bley na presidência do CRM-PR é o médico Maurício Marcondes Ribas. Ontem, Ribas afirmou que há inconsistências na documentação enviada pelo Ministério da Saúde para requisitar os registros dos profissionais estrangeiros. Mesmo assim, o CRM-PR vai conceder o documento, ressaltando que caberá ao Ministério da Saúde a responsabilidade pela autenticidade do mesmo.

Registros

Ontem, o CRM-PR concedeu o registro de oito dos 30 médicos estrangeiros que aguardam liberação. A expectativa é que até segunda, mais 12 registros sejam liberados. Outros quatro registros foram solicitados e têm prazo até o começo de outubro para serem liberados, de acordo com a assessoria do conselho. O Ministério da Saúde ainda não requisitou o registro de seis profissionais.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário