sábado, 21 de setembro de 2013

Litoral de RJ e SP registra recorde de calor na tarde deste sábado

Cidades do litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo registraram na tarde deste sábado temperaturas recordes para o inverno de 2013. Segundo a Climatempo, o Rio de Janeiro anotou a maior temperatura da estação na cidade: 37°C em Realengo, na zona oeste carioca. O índice, registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, também é o maior desde o dia 13 de março, quando fez 38,2°C. O aeroporto Tom Jobim, na zona norte, e o Campo dos Afonsos, na zona oeste, também registraram 37°C.
O inverno de 2013 pode terminar ainda mais  quente no Rio de Janeiro. A previsão para domingo é de que a temperatura alcance 39°C. Se isto se confirmar, a capital fluminense poderá ter uma das tardes mais quentes de 2013.
Segundo a Climatempo, o recorde atual de calor é de 40,9°C em 8 de janeiro, na medição da estação meteorológica da Saúde. Este mesmo local registrou 40,8°C em 1º de janeiro e 39,2°C em 18 de fevereiro.
Santos e Guarujá também registram recordes
O inverno também está terminando com calor recorde na região de Santos-Guarujá. A base aérea do Guarujá registrou 38°C às 14h deste sábado. Pelo levantamento feito pela Climatempo, esta foi a maior temperatura de 2013 neste local e maior desde o dia 8 de fevereiro de 2010, quando fez 39°C.
Segundo a Climatempo, o calor fora do comum é explicado pelo sol forte na maior parte do dia, mas principalmente pelo efeito de aquecimento adiabático do ar. Isto ocorre quando a circulação dos ventos predominante é do interior do continente para o mar (vento terral). O ar que está na parte elevada do continente é empurrado para o litoral e desce as encostas da Serra do Mar. No processo de aquecimento adiabático, o ar esquenta quase 1°C a cada 100 metros.
Entre a região da Grande São Paulo e a Baixada Santista há uma diferença de quase 800 metros, em média. O ar que sai da capital com 32°C chega ao Guarujá quase 8°C graus mais quente, ou seja, com aproximadamente 40°C.
Centro-Oeste tem sol forte e ar seco
O último fim de semana do inverno está sendo marcado por sol forte, ar seco e calor intenso em Goiânia, capital de Goiás. Segundo a Climatempo, a tarde deste sábado foi com calor recorde. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36,8°C de temperatura às 15h. Este é novo recorde de calor em Goiânia para 2013. O recorde anterior era de 36,4°C, em 17 de setembro.
A capital de Goiás pode ficar ainda mais quente na última tarde do inverno. A previsão é de temperatura de até 38°C, e sem expectativa de chuva. A chuva só deve chegar na segunda-feira junto com uma frente fria, que deve diminuir o calor.
Frente fria
Uma frente fria chega ao litoral de São Paulo e Rio de Janeiro no domingo e na segunda-feira causando aumento de nuvens, pancadas de chuva e queda da temperatura. Há risco de ventania e de chuva forte.
No Rio de Janeiro, o calor diminui na segunda-feira e temperatura cai mais na terça-feira, não devendo passar dos 30°C. A primeira semana da primavera na capital fluminense será marcada por muitas nuvens, chuva e temperatura amena.
No litoral paulista, o calor começa a diminuir amanhã, mas só esfria na segunda-feira. A primavera começa às 17h44 (de Brasília) do domingo, 22 de setembro.

Fonte:Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário