sábado, 28 de setembro de 2013

Governo anuncia recomposição menor para IPI da linha branca

  • Alíquotas do imposto sobem a partir de 1º de outubro, mas a um percentual inferior ao que estava previsto anteriormente
  • Alíquota do IPI da máquina de lavar, que antes das desonerações era de 20%, continuam em 10% até 31 de dezembro.

  • SÃO PAULO - O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, anunciou nesta sexta-feira que as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para itens da linha branca, móveis e móveis subirão a partir de 1º de outubro, mas não retornarão aos valores anteriores às reduções promovidas pelo governo. O IPI dos refrigeradores, por exemplo, passará dos atuais 8,5% para 10% já a partir da próxima terça-feira. Mas não retornará aos 15% de antes.
    O IPI para as lavadoras semiautomáticas (os tanquinhos) subirá de 4,5% para 5%, a as alíquotas para móveis e painéis de madeira irão de 3% para 3,5%. Todas ainda abaixo das alíquotas originais desses produtos, caso das máquinas de lavar cuja alíquota será mantida em 10% — antes das reduções o IPI das máquinas era de 20%.
    No caso de geladeiras e refrigeradores, a alíquota era de 5% até o fim de janeiro, passou para 7,5% em fevereiro, 8,5% em julho e a programação é que ela seria elevada para 15% a partir de outubro. Entretanto, segundo informou o Ministério da Fazenda, ela será elevada para 10% até dezembro deste ano.
    Desde o início do ano, o governo vem recompondo as alíquotas do imposto para esses produtos. No caso dos móveis e painéis, a alíquota, que estava em zero até o fim de janeiro, subiu para 2,5% em fevereiro, 3% em julho e a previsão é que subiria para 5% a partir de outubro. Entretanto, agora ficará em 3,5% até dezembro.
    — Essa medida vale até 31 de dezembro. A partir de janeiro, vamos tomar uma nova decisão — afirmou Holland, que participou junto com o ministro Guido Mantega (da Fazenda) de reunião com empresários desses setores.
    O encontro no escritório do Ministério da Fazenda em São Paulo, ontem, foi solictado pelo ministro Mantega e contou com a presença dos presidentes da Eletros (entidade que representa os fabrciantes de eletroeletrônicos), Lourival Kiçula, Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Flávio Rocha, e da Abimóvel ( dos fabricantes de móveis), Daniel Lutz.
    De acordo com Holland, a decisão de recompor parcialmente as alíquotas do IPI desses setores deveu-se aos sinais mais firmes de recuperação da economia.
    — Estamos observando que a economia no segundo semestre está apresentado um bom comportamento. E as vendas estão indo bem nesses setores, a produção também está indo bem. Os setores estão em um processo de venda que para nós é importante — disse Holland.

    Fonte: O GLOBO

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário