sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Educação municipal decide se volta à greve

A categoria se reúne no Clube Municipal, na Tijuca

Rio - A rede municipal de Educação do Rio decide hoje se retoma a greve suspensa pela categoria no dia 10 deste mês. A categoria se reúne às 10 horas, no Clube Municipal, na Tijuca. As reuniões regionais do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) promovidas ontem e quarta-feira aprovaram o retorno à paralisação. O principal motivo alegado pelos professores seria o descumprimento do acordo, por parte da prefeitura, na elaboração do novo plano de cargos enviado para a Câmara de Vereadores.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou ontem que se a categoria votar pelo retorno à greve será uma decisão política do Sepe: “Greve por reajuste salarial é legítima e aceito. Mas greve para discutir plano de cargos e salários que já está na Câmara de Vereadores é outra coisa. Se fizerem greve só tenho a lamentar, não tenho o que fazer. O que não dá é autoritarismo do outro lado. Ou é o que eles (Sepe) querem ou param? É assim a negociação sindical? Acho uma pena. Não tenho mais o que fazer. Eu atendi tudo o que eles queriam. Eu vou começar a achar de fato que é um processo político eleitoral, com participação do Psol, do PSTU e de outros P que eles tenham”.

Paes também declarou que a discussão com a prefeitura terminou: “Agora é com o parlamento. A discussão com a prefeitura terminou. O prefeito fez tudo aquilo que acordou, sem tirar nem por”.

SINDICATO REBATE

Coordenadora do Sepe, Suzana Gutierrez rebateu que o sindicato não tem vínculos políticos: “Nosso partido é a Educação. O retorno à greve será motivado porque não foi apresentado plano unificado de professores e administrativos, não houve valorização da formação e não alteraram a progressão por tempo de serviço”.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

A Secretaria Municipal da Casa Civil do Rio informou ontem que mais de 70 perguntas e respostas serão publicadas hoje no Diário Oficial com esclarecimentos sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Educação. Também estará disponível no site da prefeitura, em http://www.rio.rj.gov.br/.


Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário