quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bayern de Munique anuncia a contratação de Guardiola

Ex-técnico do Barcelona vai assumir o clube em julho

Guardiola assinou contrato de três anos com o Bayern de Munique
Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP
Guardiola assinou contrato de três anos com o Bayern de MuniquePierre-Philippe Marcou / AFP
RIO - No mesmo dia em que revelou seu desejo em dirigir um clube inglês em algum momento na carreira, o técnico Pep Guardiola, de 41 anos, teve o seu destino confirmado para a próxima temporada. O Bayern de Munique anunciou nesta quarta-feira em seu site oficial que chegou a um acordo com o treinador catalão. Guardiola vai assumir o clube alemão a partir da próxima temporada com um contrato de três anos até julho de 2016.
“Perfeito. Pep Guardiola até julho de 2016 o novo treinador do Bayern! (Jupp) Heynckes termina a sua carreira no Bayern no fim da temporada”, informou o clube em sua conta oficial no Twitter.
O Bayern procurava um sucessor para o clube depois que Heynckes, de 67 anos, tinha insinuado durante o Natal que possivelmente deixaria de trabalhar no fim da temporada. Com a aposentadoria confirmada, o clube foi atrás do treinador catalão, cujo nome foi associado nos últimos meses a Chelsea, Manchester City, PSG e Manchester United.
Guardiola fez sucesso no futebol ao comandar o Barcelona no período mais vitorioso de sua história. Em quatro anos, o clube catalão conquistou 14 troféus, incluindo duas Ligas dos Campeões (2009 e 2011) e dois Mundiais (2009 e 2011). Deixou como legado não apenas os títulos, mas uma filosofia de bom futebol ainda mais reforçada desde a sua implantação pela geração do holandês Johan Cruyff na década de 70.
Na semana passada, na cerimônia de entrega do prêmio de melhor do mundo da Fifa e da revista “France Football”, em Zurique, na Suíça, o técnico dissera que voltaria a trabalhar na próxima temporada. Mas o clube ainda não tinha sido revelado.
Assim como o Barcelona, o Bayern de Munique é um time que valoriza o trabalho de base. Do atual elenco, oito jogadores são formados nas divisões de base. Entre eles nomes importantes da seleção alemã como os volantes Schweinsteiger e Toni Kroos, o lateral Phillipe Lahm e o meia-atacante Thomas Müller.
Para o presidente do clube, o ex-jogador Uli Hoeness, Guardiola era a melhor opção para substituir Heynckes.
- Estamos muito agradecidos a Jupp Heynckes pelo seu trabalhos e todos queremos que a sua despedida no final da temporada seja a mais triunfante possível. Para substituir um treinador como Jupp Heynckes só podiamos trazer outro da categoria de Pep Guardiola.
Guardiola será o primeiro técnico espanhol da história do Bayern de Munique. Para o ex-jogador e também dirigente do clube Karl-Heinz Rummenigge, foi a melhor escolha para o time bávaro.
- Pep Guardiola é um dos mais bem sucedidos treinadores do mundo e temos a certeza de que ele pode dar muito brilho não só ao Bayern, mas também ao futebol alemão. Estamos ansiosos pela cooperação futura a partir de julho de 2013.
Maior ídolo da história do clube alemão, Franz Beckenbauer elogiou a contratação do técnico.
- Não tenho nada a dizer a não ser que tiro o chapéu para ele. Matthias Sammer e Guardiola, não consigo imaginar uma dupla melhor - disse o ex-jogador, lembrando a contratação do ex-zagueiro da seleção alemã em julho do ano passado para ser diretor esportivo do clube.
Com Guardiola, o Bayern espera dar o salto necessário para finalmente voltar a conquistar a Liga dos Campeões da Europa. A atual geração do clube bávaro é conhecida por "bater na trave" na disputa do torneio. Na temporada passada, o time foi vice-campeão ao perder em casa a final para o Chelsea. Em 2010, o time mais uma vez ficou em segundo ao perder a decisão para o Inter de Milão. Curiosamente, o Bayern chegou na final justamente nos anos em que o Barcelona de Guardiola foi eliminado na semifinal da competição para os times que acabaram sendo campeões.
Atualmente, o Bayern é líder do Campeonato Alemão com 42 pontos, nove a frente do Bayer Leverkusen. O clube tenta recuperar o título nacional depois de dois anos de reinado do Borussia Dortmund, atualmente o terceiro colocado da Bundesliga. O Bayern também está nas oitavas de final da Liga dos Campeões. O time vai enfrentar o Arsenal e o primeiro jogo será no dia 19 de fevereiro.
Ainda não há informações sobre a formação da futura comissão técnica de Guardiola, mas a imprensa europeia já começa a especular alguns nomes. De acordo com o jornal "Sport", de Barcelona, o atacante Raul, de 35 anos, e atualmente no Al Sadd poderia ser auxiliar do treinador. Ídolo do Real Madrid e maior artilheiro da história do clube, Raul defendeu o Schalke 04 antes de ir para o futebol do Qatar.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário