segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Falta de energia fecha quase todas as estações do Metrô na Zona Sul

  • Composições não estão circulando entre o Catete e a Praça General Osório
  • Passageiros ficaram presos em composições por vinte minutos
  • Nos trens, há atrasos nos ramais de Santa Cruz e Japeri devido a descarrilamento na Central do Brasil


  • A estação do Flamengo lotada na manhã desta segunda-feira Foto: Leitor Rafael Mendes
    A estação do Flamengo lotada na manhã desta segunda-feiraLeitor Rafael Mendes
    RIO - Falta de energia afeta quase todas as estações do metrô na Zona Sul do Rio na manhã desta segunda-feira. O problema fecha as estações entre o Catete e a Praça General Osório, em Ipanema. Com a queda de energia, os trens das linhas 1 e 2 param na estação Catete, onde os passageiros são obrigados a desembarcar. De acordo com a concessionária MetrôRio, alguns passageiros que ficaram presos dentro das composições tiveram que desembarcar nos trilhos e seguir até as plataformas. No entanto, há relatos de pessoas que continuam presas em vagões. Ainda não se sabe o que teria causado o problema, e não há previsão para o retorno a operação das estações que estão fechadas.
    - Está muito quente dentro do vagão. Alguns passageiros não estão se sentindo bem. Só funcionam as luzes de emergência. Estamos aflitos sem qualquer informação - conta a jornalista Sabrina Mônaco, que ficou presa no túnel subterrâneo próximo à estação Cardeal Arco Verde, em Copacabana.
    No twitter, passageiros outros também contam que ficaram presos em composições paradas entre plataformas. Segundo Fernanda Dantas, passageiros não conseguiram sair de uma composição que ficou parada durante vinte minutos próximo a estação de Botafogo:
    "Parabéns ao @metro_rio. Uma amiga está presa há mais de 20 min. em uma das estações, passando mal e os mesmos não atendem as ligações!".
    Já Rafael Vieira (‏@rafaelmvieira) protestou contra os problemas na rede:
    "Mais uma vez o @metro_rio deixando os cidadãos na mão. Falta de informação nas estações. Falta de respeito com o usuário. Tudo parado".
    Em Botafogo, um trem teria ficado preso na estação, complicando ainda mais a situação.
    Segundo o MetrôRio, houve três casos de trens parados entre plataformas. A empresa afirma que passageiros desembarcaram, e seguiram pela linha do trem, acompanhados por equipes de segurança e Engenharia.
    De acordo com relatos, o problema já afeta a circulação do metrô na Zona Norte da cidade. Em Triagem, a estação está lotada, e os passageiros aguardam por composições que demoram a chegar no local.
    Descarrilamento na Central do Brasil causa atrasos
    Os trens da SuperVia operam com atrasos de 15 minutos na saída da Central do Brasil, nos ramais Santa Cruz e Japeri, devido a um descarrilamento de quatro rodas de uma composição. De acordo com a concessionária, o trem não realizava o transporte de passageiros. O problema ocorreu a cerca de 500 metros do pátio da Central.
    Equipes de pronto atendimento da concessionária encarrilaram o trem às 6h45m. Ainda segundo a SuperVia, no sentido oposto, o de maior movimentação de passageiros, os intervalos seguem dentro dos horários previstos.

    Fonte: O Globo

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário