sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Após temporal, a Região Metropolitana amanhece com vários problemas

  • No Rio, ônibus fica ilhado, e passageiros são resgatados de bote na região do Jacarezinho
  • Em Niterói, a enxurrada e o transbordamento do canal da Alameda São Boaventura arrancaram o asfalto da via
  • Deslizamento matou uma adolescente e feriu outras duas pessoas no Morro do Palácio, no Ingá



  • Ônibus fica ilhado no viaduto conhecido como Buraco do Lacerda, na Região do Jacarezinho Foto: Gabriel de Paiva / O Globo
    Ônibus fica ilhado no viaduto conhecido como Buraco do Lacerda, na Região do JacarezinhoGabriel de Paiva / O Globo
    RIO - Após temporal que matou uma pessoa e feriu outras duas pessoas, a Região Metropolitana amanhece com vários problemas nesta sexta-feira. Na cidade do Rio, há vários pontos de alagamentos. Por volta das 6h30m, um ônibus ficou ilhado no viaduto conhecido como Buraco do Lacerda, que liga a Avenida Dom Hélder Câmara à Rua Bráulio Cordeiro, na Região do Jacarezinho, na Zona Norte. O veículo enguiçou no local, e 50 passageiros tiveram que ser resgatados de bote. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A via está interditada. Equipes da Secretaria de Conservação estão no local e vão utilizar uma bomba de sucção para retirar a água acumulada e, dessa forma, conseguir remover o coletivo da Linha 629 (Saens Penã- Irajá).


    Veja também


    O subprefeito André Santos está no local e disse que há uma placa no início da rua, que alerta para o risco de inundação. Ele afirmou que pretende a partir de agora fazer com que os agentes da CET-Rio bloqueiem a rua em dias de chuva para evitar novas ocorrências.
    O município retornou ao estágio de vigilância às 7h30m desta sexta-feira, já que os núcleos de chuva que atuavam sobre a cidade se dissiparam. Com isso, não há previsão de chuva para as próximas horas. O município estava em estágio de atenção desde 0h55m de quinta-feira. O estágio de vigilância, primeiro em uma escala de quatro, é caracterizado pela ausência de chuva ou ocorrência de chuva fraca nas próximas horas. Já o estágio de atenção, o segundo, é caracterizado pela possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.
    A chuva que também castigou Niterói e provocou a morte estudante Júlia Gonçalves da Damascena, de 13 anos, no Morro do Palácio, e deixou duas pessoas - de uma mesma família - feridas podem dar um nó no trânsito da cidade nesta sexta-feira. A enxurrada e o transbordamento do canal da Alameda São Boaventura arrancaram o asfalto da via, principal via da Zona Norte de Niterói e acesso à RJ-104 (Rodovia Amaral Peixoto), na esquina da Rua 22 de Novembro. Uma equipe de engenheiros da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do município já está no local para avaliar os estragos.
    O temporal provocou o transbordamento não só do canal da Alameda como também do canal da Avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco; e da Ary Parreiras, em Icaraí. Em quatro pontos ocorreram deslizamentos. O quadro mais grave foi no Morro do Palácio, onde a menina morreu. Outras três ocorrências foram na comunidade do Viradouro e na Estrada da Cachoeira, sem vítimas.
    Os alagamentos espalharam muita lama por vias importantes de Niterói, como a Avenida Roberto Silveira, Presidente Backer e Marquês do Paraná. A sujeira e o trabalho das equipes de limpeza, que exige interdição de pistas, está provocando grandes transtornos ao trânsito na manhã desta sexta-feira. A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e a Companhia de Limpeza do município estão com dois mil funcionários nas ruas para a operação de limpeza.
    No interior do estado, a menina Kelly Pereira da Rocha, de 4 anos, morreu no início da manhã de quinta-feira , após ser soterrada num deslizamento de terra na Avenida Jabuticabeira, no bairro Cinco Lagos, em Mendes. A queda de barreira atingiu a casa onde a criança morava com a avó, Luzimara Pereira da Rocha, de 46 anos, que ficou ferida. O deslizamento foi em consequência de um temporal que aconteceu no fim da noite da quarta-feira na região. Segundo a Defesa Civil, o deslizamento atingiu o banheiro da casa. A outra parte da residência que resistiu ao desabamento foi interditada pela Defesa Civil

    Fonte: O Globo

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário