terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dilma: temos o dever de assegurar que a tragédia jamais se repetirá

Presidente pede um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia em Santa Maria e suas famílias

A presidente Dilma Rousseff discursa no centro de convenções em Brasília durante o Encontro Nacional dos novos prefeitos Foto: Gustavo Miranda / Agência O Globo
A presidente Dilma Rousseff discursa no centro de convenções em Brasília durante o Encontro Nacional dos novos prefeitosGustavo Miranda / Agência O Globo

BRASÍLIA – Na abertura do encontro nacional de prefeitos nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff lembrou diante de 28 ministros e 26 prefeitos de capitais a responsabilidade que os ocupantes do Poder Executivo têm com a população. A presidente pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia em Santa Maria (RS) e suas famílias.
- Estou aqui sob a emoção dessa terrível tragédia em Santa Maria. Eles eram jovens, tinham sonhos, poderiam ser nossos futuros prefeitos, prefeitas, presidentes ou presidentas, futuros cientistas, agrônomos, juízes, filhos, filhas, netos, netas de cada um de nós. A dor que presenciei é indescritível. Falo dessa dor para falar da responsabilidade que todos nós, do Executivo, temos com a população. Temos o dever de assegurar que ela jamais se repetirá - disse Dilma, sendo aplaudida.
Ela lembrou que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está em Santa Maria e que ficará lá "até que fique clara a situação dos nossos brasileiros , brasileiras que foram feridos".
- O nosso trabalho é cuidar da nossa gente, garantido a eles e a elas oportunidades de melhorar de vida – disse a presidente.


Pacote de bondades
A presidente fez uma série de anúncios para agradar os prefeitos. Segundo ela, em 2013, são R$ 66,8 bilhões de recursos novos para obras e ações. Mas cobrou a agilidade na execução de obras, avisando que as verbas do PAC não sofreram cortes.
A presidente afirmou que o governo é parceiro comprometido e, através do diálogo, dará suporte para encontrar as melhores soluções para os municípios. Também ressaltou a importância de "planejar, priorizar, implementar e acompanhar, fiscalizando" a execução dos projetos.
Dilma disse também que os novos prefeitos devem colocar em prática seus planos de governo, executando as promessas que foram feitas durante a eleição.
- Eu sei do tamanho do desafio – afirmou.
“Tenho certeza de que o Brasil vai crescer”
Diante dos prefeitos, a presidente Dilma Rousseff disse que é preciso enfrentar a discussão sobre o destino dos royalties do petróleo e reafirmou a posição de que os recursos deveriam ser destinados à Educação. Os prefeitos, na sua maioria, querem a verba para outras ações.
- Temos que discutir o que fazer com os royalties do petróleo. Sempre disse aos senhores: não faço demagogia. Não temos de onde tirar. Temos que ter uma visão de médio e longo prazo. Precisamos colocar mais recursos na Educação - disse Dilma, afirmando que mais importante do que se carrega nos bolsos e bolsas é o que se carrega nas mentes.
Ela disse que vai trabalhar, até o final do seu mandato, para melhorar as condições da Educação no país
Ao anunciar recursos de R$ 66,8 bilhões, Dilma destacou uma verdadeira plataforma: recursos para quadras de esportes, unidades de saúde, estradas, saneamento básico
Também anunciou encontro de contas previdenciárias, beneficiando mais de 800 cidades neste ano. Os valores aos municípios que têm a receber no encontro de contas começará em março.E destacou o "relacionamento republicano" com todos os prefeitos, afirmando que não há discriminações.
Na economia, disse que o Brasil vai crescer.
- Tenho certeza de que o Brasil vai crescer e que 2013 será um bom ano para o Brasil e para todos nós. E faremos parceria fraterna , respeitosa para superar as barreiras e gargalos na atividade que exercemos - disse Dilma.
Prefeito de Porto Alegre cobra gestores
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que teve encontro com a presidente no Planalto antes de seguir para o evento, disse nesta segunda-feira que todos os gestores dos municípios têm que tomar providências. Ele também foi cobrado por Dilma.
- Depois da tragédia acontecida não adianta buscarmos culpados, nós temos que resolver o problema antes. Tenho a convicção de que o que aconteceu ontem em Santa Maria vai servir de exemplo para que todos os gestores do país tomem providências adequadas. Eu vou cumprir meu papel para que normas de segurança sejam observadas com todo o rigor. Não dá para passar panos quentes em cima de situações que trazem consequências para a vida das pessoas - disse.
O prefeito afirmou também que 44 vítimas da tragédia na boate Kiss foram transferidas para hospitais especializados em queimados na capital gaúcha e outros sete estão a caminho. Segundo o prefeito, todos eles se encontram em estado grave. A prefeitura enviou a Santa Maria respiradores móveis e médicos especialistas para fazer uma triagem e enviar, por helicóptero, os casos mais críticos. Os dois centros de queimados em Porto Alegre para onde estão sendo levados os jovens (Grupo Hospitalar Conceição e HPS) têm capacidade para atender até 150 pacientes, segundo o prefeito.
As famílias dos jovens encaminhados para Porto Alegre estão sendo avisadas e contam com "centros de convivência", montados nas proximidades dos hospitais para abrigar e acolher os parentes, com psicólogos e técnicos que os abastecem com informações sobre o estado de seus entes. Segundo Fortunati, a presidente Dilma, que esteve ontem com familiares em Santa Maria, pediu solidariedade e apoio especial aos pais e mães das 231 pessoas que morreram no incêndio que ocorreu na boate Kiss, que deixou outras 106 pessoas feridas.
- A presidente Dilma manifestou toda a dor que ela sentiu no dia de ontem ao avistar os pais, especialmente as mães. Quando ela chegou em Santa Maria e teve contato com as mães e pais isso a deixou muito chocada. Segundo as palavras da presidenta, ela se colocou no lugar de cada uma daquelas mães. E ela ficou muito abatida e, naquele momento, acabou externando isso com choro. Ela tem essa grande preocupação de que a gente trate os sobreviventes da melhor forma possível, mas também dê apoio aos familiares (das vítimas fatais) - relatou o prefeito.


Veja também
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário