segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Beyoncé canta o hino nacional, "A Star-Spangled Banner", na cerimónia de inauguração 2013 Presidencial.


Licença padrão do YouTube


Obama toma posse de segundo mandato em Washington
  • Cerimônia no Capitólio reuniu cerca de 700 mil americanos
  • Os 19 minutos de discurso fizeram referências ao famoso “I Have a Dream”, do pastor Martin Luther King


  • 
O presidente Barack Obama faz o juramento de posse ao lado da mulher, Michelle Obama
Foto: Carolyn Kaster / AP
    O presidente Barack Obama faz o juramento de posse ao lado da mulher, Michelle ObamaCarolyn Kaster / AP

    WASHINGTON - Na cerimônia pública de posse para seu segundo mandato, o presidente Barack Obama, de 51 anos, estabeleceu uma agenda progressista de governo e definiu inclusão social e igualdade de direitos como prioridades dos seus próximos quatro anos na Casa Branca.
    Dirigindo-se nesta segunda-feira, das escadarias do Congresso, a 600 mil pessoas, Obama afirmou que os EUA só terão cumprido sua tarefa quando mulheres, negros e imigrantes tiverem as mesmas oportunidades dos demais americanos e fez História ao ser o primeiro presidente a defender, num discurso inaugural, o casamento entre homossexuais. Ele convocou a população a se engajar na luta pelos ideais de fundação da democracia americana, para forçar a ação política em meio à polarização extrema entre os partidos, e advogou um papel ativo do governo. Obama destacou a reforma do sistema de imigração, a preservação dos programas sociais nas negociações fiscais e a liderança dos EUA no enfrentamento de mudanças climáticas como pontos-chave de seu governo.

    Nós, o povo, declaramos hoje que a mais evidente das verdades, que todos somos criados iguais, ainda é a estrela que nos guia — disse Obama, citando locais históricos para os movimentos de direitos civis, como o próprio Mall, palco do discurso “Eu tenho um sonho” de Martin Luther King Jr., e Stonewall, berço do ativismo gay.
    O presidente então declarou os termos nos quais define igualdade, no trecho mais aplaudido do discurso de 15 minutos:
    - Nossa jornada não estará completa até que nossas esposas, mães e filhas sejam pagas de acordo com seus esforços. Nossa jornada não estará completa até que nossos irmãos e irmãs gays sejam tratados como todos os outros perante a lei, pois se somos verdadeiramente iguais, então o amor com o qual nos comprometemos também deve ser igual. Nossa jornada não estará completa até que nenhum cidadão seja forçado a esperar horas na fila para exercer o direito de voto. Nossa jornada não está completa até que achemos uma melhor maneira de receber os batalhadores e esperançosos imigrantes que veem os EUA como terra da oportunidade.
    Papel do governo
    O discurso foi bem recebido, embora sem ovações. Obama fez uma exposição profunda e emocionada de sua visão para o futuro dos EUA. Para ele, o país precisa combater a desigualdade para prosperar e não se perder em ideias do passado. Por isso, disse, embora o governo não seja resposta a todos os desafios, tem papel fundamental na geração de oportunidades, com investimentos em infraestrutura, educação e tecnologia e regulação que garanta o bom funcionamento do mercado.
    Obama defendeu que, embora seja preciso rever o tamanho dos programas sociais para alcançar a sustentabilidade das contas públicas, os EUA só vão prosperar se garantirem a cada um de seus cidadãos “uma medida básica de segurança e dignidade”. Em claro confronto com o Partido Republicano, reafirmou compromisso com a Seguridade Social e os planos federais de saúde Medicare (idosos) e Medicaid (pobres), mecanismos que considera de inclusão.
    - Nós (o povo) rejeitamos a crença de que os EUA devem escolher entre o cuidado à geração que construiu este país e o investimento na geração que construirá seu futuro - afirmou.
    Surpreendendo sua base, Obama listou o meio ambiente como responsabilidade dos EUA:
    - Responderemos à ameaça da mudança climática, sabendo que se falharmos será uma traição com nossas crianças e as futuras gerações.
    Analistas consideraram o discurso um movimento de Obama à esquerda do espectro político - ele é considerado um centrista pela maioria dos especialistas - e uma declaração de guerra à oposição, à qual mandou um recado: “Não confundam princípio com absolutismo ou substituam a política por espetáculo”. O presidente disse que os desafios do país são superáveis. O que falta, disse, é ação coletiva:
    - Fomos feitos para este momento e vamos aproveitá-los, uma vez que o aproveitemos juntos.
    A posse foi assistida por menos da metade do 1,8 milhão de pessoas que compareceram ao evento de 2009. Mas foi carregada de simbolismo. Os dois democratas que o antecederam na Presidência - Jimmy Carter e Bill Clinton - compareceram e o primeiro presidente negro da História do país ganhou mais quatro anos no feriado de Martin Luther King, cuja Bíblia foi usada, junto com a de Abraham Lincoln, no juramento.
    Após a cerimônia, Obama e a primeira-dama, Michelle, participaram da parada entre o Congresso e a Casa Branca, e.à noite, foram a bailes.
    Ex-presidentes participam da cerimônia
    Após o pronunciamento do presidente reeleito, o reverendo Luis Leon fez a bendição de Obama, mais uma vez lembrando os direitos dos negros e dos homossexuais. Parte da oração foi feita em espanhol.
    Um breve discurso de abertura foi proferido pelo senador democrata Charles Schumer, de Nova York. Depois dele, foi a vez da ativista Myrie Evans-Williams fazer a tradicional prece de invocação, seguida de uma canção do coral Brooklyn Tabernacle.
    O vice-presidente Joe Biden, que também tomou posse no domingo, proferiu seu juramento mais uma vez para a juíza da Suprema Corte, Sonia Sotomayor.
    Os ex-presidentes americanos vivos também participaram da cerimônia, com a exceção de George Bush Pai, que está doente, e de seu filho, George W Bush. Os democrata Jimmy Carter e Bill Clinton, além de sua mulher Hillary, atual secretária de Estado, estiveram na posse.
    Minutos antes de iniciar a cerimônia, Obama publicou em seu perfil oficial no Twitter: “Sou honrado e grato que temos uma chance para terminar o que começamos. Nosso trabalho começa hoje. Vamos lá!”.
    No domingo, Obama fez seu juramento de segundo mandato para um magistrado da Suprema Corte, já que a Constituição exige que o presidente seja empossa no dia 20 de janeiro. A festa ficou para esta segunda-feira, dia de Martin Luther King. O juramento foi repetido com uma bíblia que pertenceu ao ativista negro.


    Fonte: O Globo


     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário