domingo, 27 de janeiro de 2013

Para fazer homenagem a vítimas de incêndio no RS, bloco vira procissão

Fiéis seguem pelas ruas do Centro orando e cantando músicas católicas, acompanhados de um trio elétrico
Procissão para homenagear vítimas do incêndio no RS toma Avenida Rio Branco, no Centro do Rio Foto: Thiago Mattos / O Globo
Procissão para homenagear vítimas do incêndio no RS toma Avenida Rio Branco, no Centro do RioThiago Mattos / O Globo
RIO — Por causa da tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a Arquidiocese do Rio decidiu transformar o bloco Folia em Cristo em uma procissão para homenagear as vítimas do incêndio. A agremiação é considerada o maior bloco de carnaval católico do Brasil. Orando e cantando músicas católicas, os fiéis seguiram da Candelária para a Catedral Metropolitana, passando pela Avenida Rio Branco. Uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Orani Tempesta foi marcada para depois da procissão.

O arcebispo divulgou a decisão na página da Arquidiocese no Facebook. Em nota, Dom Orani diz que “diante da tragédia desta manhã no Rio Grande do Sul, achamos por bem cancelar a Folia com Cristo no perfil inicialmente proposto”. Um trio elétrico que seria usado no bloco acompanhou a procissão. O evento teria como tema a Jornada Mundial da Juventude, encontro mundial de jovens com o Papa Bento XVI, que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano.
Procurados pelo GLOBO, a Riotur, órgão responsável pelo carnaval de rua na cidade, disse que desconhece qualquer decisão semelhante em relação aos outros blocos marcados para este domingo no Rio. Já a Liga Sebastiana, entidade que reúne os maiores blocos do carnaval carioca, afirmou que os desfiles previstos estão mantidos.
Pela manhã, o bloco Me Esquece arrastou milhares de foliões pelas ruas do Jardim Botânico. A Agremiação reuniu 230 ritmistas vestidos em homenagem ao músico nordestino Luiz Gonzaga.
'Estou profundamente consternado', diz Beltrame sobre tragédia
Nascido em Santa Maria, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, disse que está "profundamente consternado" com a tragédia ocorrida esta madrugada em sua cidade natal. Em nota, ele diz que vem acompanhando o desenrolar da situação através da imprensa e de telefonemas para parentes.
"É provavelmente a notícia mais triste que já recebi de minha querida cidade. Como santa-mariense que sou, estou chocado. Santa Maria é uma cidade composta eminentemente por jovens, é um centro universitário regional, rapazes e moças de todos os lugares vão para lá estudar. Por isso, é uma cidade muito ativa e pulsante, cheia de juventude. É de uma tristeza imensa ver quantas vidas se perderam, centenas de jovens universitários que estavam alegremente celebrando a vida. Estou rezando pela paz dessas famílias, e pela paz de toda a população de Santa Maria, que precisará de muito carinho e solidariedade para superar essa tragédia", declarou o secretário.

Fonte: o Globo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário