quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ordem Pública aumenta efetivo para desfiles de blocos em 130%

Haverá 7.773 agentes coibindo xixi nas ruas, acampamento em locais públicos, ambulantes e estacionamento irregulares

Pessoas na fila observam mulher com kit para venda de cerveja após se cadastrar para trabalhar no carnaval de rua
Foto: Gabriel de Paiva / O Globo 22-01-2013
Pessoas na fila observam mulher com kit para venda de cerveja após se cadastrar para trabalhar no carnaval de ruaGabriel de Paiva / O Globo 22-01-2013
RIO - Para aumentar seu poder de controle nos desfiles dos blocos neste carnaval, a Secretaria especial de Ordem Pública colocará nas ruas 7.773 agentes e guardas municipais, número 130% maior do que na última folia, quando o efetivo era de 3.003 funcionários. Segundo o secretário Alex Costa, o reforço vai ajudar a coibir o xixi nas ruas, a atuação irregular de ambulantes, o acampamento em praias e vias públicas, e o estacionamento em locais proibidos. Os agentes se ocuparão, ainda, de garantir o término dos desfiles no horário combinado com a prefeitura.
A tolerância zero aos mijões já começou neste ano. Nos primeiros desfiles do pré-carnaval, sete pessoas foram flagradas urinando na rua e levadas para a delegacia, onde são autuadas por ato obsceno. Alex Costa diz que, na maior parte das delegacias, é exigido que o mijão pague uma cesta básica. Para o secretário, a ideia é deixar o folião de castigo, sem poder curtir o resto do desfile bloco, para que não volte a sujar as ruas.
— Para botar um mínimo de ordem no carnaval vamos colocar esse efetivo de 7.773 homens só para os blocos. Isso não altera em nada nossa operação especial para a orla carioca, nem retira agentes das Unidades de Ordem Pública nos bairros. Vamos ter 26 reboques todos os dias para coibir o estacionamento irregular e o depósito na Rua Benedito Hipólito 218 para retirada dos veículos rebocados vai funcionar em todo o carnaval, das 8h às 17h — afirmou Alex Costa, acrescentando que a operação para os blocos será realizada até o dia 17 de fevereiro.
Prefeitura assume cadastro de ambulantes para o carnaval de rua
O esquema da Seop e de outros órgãos da prefeitura envolvidos na organização do carnaval de rua foi anunciado nesta quarta-feira numa coletiva de imprensa coordenada pelo secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello. Uma das novidades será a diferenciação dos coletes dos ambulantes que trabalharão nos blocos da Lapa. Eles usarão coletes na cor lilás, enquanto no resto da cidade a cor será azul. Segundo Antonio Pedro, a mudança será um teste e, se der certo, será estendida às outras regiões. A ideia é poder controlar melhor a atuação dos vendedores. Dentro da fiscalização da Seop, quem for flagrado na região errada ou sem credencial terá a mercadoria apreendida.
Antonio Pedro anunciou ainda que o credenciamento de ambulantes para os blocos de rua passará a ser feito pela prefeitura. A decisão foi motivada pela desorganização no credenciamento deste ano, realizado na Vila Olímpica da Gamboa por uma empresa terceirizada, a Dreamfactory. Houve centenas de pessoas dormindo por dias na imensa fila formada no local. Além de assumir a tarefa, o secretário decidiu criar um cadastro fixo para a atuação de ambulantes em todos os grandes eventos na cidade.
— A prefeitura deve se desculpar com os ambulantes. Tem uma empresa que cuida dessa operação, que não foi feita a contento, de acordo com os moldes que gostaríamos. Teve gente dormindo na fila, confusão. A gente passa a assumir isso daqui pra frente, com a Secretaria especial de Ordem Pública e a Guarda Municipal, em todos os grandes eventos na cidade. E há muitos pela frente. Fazendo um cadastro fixo, não precisaremos convocar os ambulantes a cada evento. E vamos também fazer isso de forma regionalizada. Assim, cada um poderá trabalhar perto de casa e teremos um controle melhor — disse Antonio Pedro.
O cadastramento começou na terça-feira, quando foram distribuídas 1.820 credenciais. No total, serão cadastrados cinco mil trabalhadores. Os candidatos começaram a acampar no local uma semana antes. Ontem, a fila deu a volta na Vila Olímpica da Gamboa. Os credenciados recebem um kit com chapéu, isopor, lista de blocos e a tabela da empresa Ambev com o valor dos produtos a serem vendidos, além das credenciais.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário