segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dilma cobra de prefeitos rigor em fiscalização de casas noturnas

Prefeito de Porto Alegre diz que 44 pacientes em estado mais graves são levados para capital do RS

BRASÍLIA - O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, disse nesta segunda-feira que a presidente Dilma Rousseff, cobrou mais rigor na vigilância das casas noturnas, após a tragédia em Santa Maria (RS). O prefeito reeleito informou a ela que em agosto do ano passado mandou fechar 32 estabelecimentos por não atenderem às normas de segurança ou por não cumprirem outras exigências, como o controle do barulho, por exemplo. Fortunati participa de encontro de prefeitos em Brasília nesta segunda-feira.

Depois da tragédia acontecida não adianta buscarmos culpados, nós temos que resolver o problema antes. Tenho a convicção de que o que aconteceu ontem em Santa Maria vai servir de exemplo para que todos os gestores do país tomem providências adequadas. Eu vou cumprir meu papel para que normas de segurança sejam observadas com todo o rigor. Não dá para passar panos quentes em cima de situações que trazem consequências para a vida das pessoas - disse.
O prefeito afirmou também que 44 vítimas da tragédia na boate Kiss foram transferidas para hospitais especializados em queimados na capital gaúcha e outros sete estão a caminho. Segundo o prefeito, todos eles se encontram em estado grave. A prefeitura enviou a Santa Maria respiradores móveis e médicos especialistas para fazer uma triagem e enviar, por helicóptero, os casos mais críticos. Os dois centros de queimados em Porto Alegre para onde estão sendo levados os jovens (Grupo Hospitalar Conceição e HPS) têm capacidade para atender até 150 pacientes, segundo o prefeito.
As famílias dos jovens encaminhados para Porto Alegre estão sendo avisadas e contam com "centros de convivência", montados nas proximidades dos hospitais para abrigar e acolher os parentes, com psicólogos e técnicos que os abastecem com informações sobre o estado de seus entes. Segundo Fortunati, a presidente Dilma, que esteve ontem com familiares em Santa Maria, pediu solidariedade e apoio especial aos pais e mães das 231 pessoas que morreram no incêndio que ocorreu na boate Kiss, que deixou outras 106 pessoas feridas.
- A presidente Dilma manifestou toda a dor que ela sentiu no dia de ontem ao avistar os pais, especialmente as mães. Quando ela chegou em Santa Maria e teve contato com as mães e pais isso a deixou muito chocada. Segundo as palavras da presidenta, ela se colocou no lugar de cada uma daquelas mães. E ela ficou muito abatida e, naquele momento, acabou externando isso com choro. Ela tem essa grande preocupação de que a gente trate os sobreviventes da melhor forma possível, mas também dê apoio aos familiares (das vítimas fatais) - relatou o prefeito.
O Ministério da Defesa afirmou que um efetivo de aproximadamente 1.400 militares das Forças Armadas foi enviado para Santa Maria. São 377 militares do Exército e cerca de mil militares da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo 64 médicos e enfermeiros, além de 4 psicólogos.
Segundo o Exército, a movimentação de seus efetivos militares para atendimento às vítimas da tragédia se dá no Hospital de Guarnição de Santa Maria, onde 120 profissionais foram mobilizados, e no apoio em ações de logística e de segurança, em que atuam 257 militares. Foram colocadas à disposição das autoridades 51 viaturas, entre elas três ambulâncias e um caminhão frigorífico.


Veja também

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário