sábado, 26 de janeiro de 2013

Defesa Civil aciona sirenes em cinco comunidades devido a chuva forte

Moradores da Rocinha, Vidigal, Chácara do Céu, Sítio Pai João e Rio da Pedras tiveram de deixar suas casas
RIO — O temporal que atingiu o Rio na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado provocou, mais uma vez, transtornos a moradores de diversos bairros da cidade. O município entrou em estado de atenção à 0h35m. Devido ao risco de deslizamento, sirenes foram acionadas pela Defesa Civil em cinco comunidades. Motoristas encontraram alagamentos em diversas vias, principalmente na Avenida Brasil. A queda de árvores complicou ainda mais o trânsito.
Os moradores da Rocinha, Vidigal, Chácara do Céu, Sítio Pai João e Rio das Pedras foram orientados a seguir para aos 18 pontos de apoio distribuídos pelas comunidades. O acionamento do dispositivo ocorre quando há registro de 40 milímetros de chuva durante uma hora, o que pode provocar deslizamentos. De acordo com o Alerta Rio, na estação do Vidigal, choveu, em uma hora, 35,2 % da média mensal de chuva para o mês de janeiro.
Em bairros da Zona Norte, como Parada de Lucas, Vigário Geral e Irajá, as ruas também ficaram alagadas. Na Zona Oeste, pela manhã, a queda de uma árvore bloqueava uma faixa na Estrada do Itanhangá, altura do número 475, sentido Tijuca. O trânsito registrou retenção. No Maracanã, uma faixa da Rua Professor Eurico Rabelo, entre os números 115 e 131, também ficou interditada devido a queda de uma árvore.
O município entrou em estágio de atenção devido ao deslocamento de áreas de instabilidade sobre a cidade, associadas a aproximação de uma frente fria. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento nas próximas horas. As informações são do Centro de Operações da prefeitura.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário