quarta-feira, 18 de abril de 2012

Prefeitura apresenta metas de desenvolvimento traçadas para o Rio até 2016

Plano Estratégico da Cidade prevê, entre outras coisas, redução da área de favelas na cidade em 5% e da mortalidade infantil, em 9,8%

RIO - O secretário chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, apresentou nesta terça-feira a revisão do Plano Estratégico da Cidade 2013 - 2016, que traça as metas de crescimento e desenvolvimento para o Rio de Janeiro nos próximos anos. O documento - que levou sete meses de trabalho e mais de duas mil horas de reuniões para ficar pronto - reúne 56 metas e 58 iniciativas estratégicas divididas em dez áreas, como saúde, educação, ordenamento e conservação. O orçamento previsto para o cumprimento destes objetivos é de R$ 38,6 bilhões.
Em 2009, a prefeitura desenvolveu o primeiro plano estratégico com alcance até 2020 e metas e objetivos até 2012. Segundo Pedro Paulo, até o final de 2011, cerca de 80% destas metas foram alcançadas. De acordo com o secretario da Casa Civil, essa revisão foi feita a partir dos recentes acontecimentos importantes e ações que transformaram a cidade, como a confirmação do Rio como sede das Olimpíadas de 2016.
As metas estipuladas nesta revisão, disse o secretário, foram, em geral, as mais ambiciosas, se comparadas ao período de 2009 - 2012. Ele citou como exemplo a redução da mortalidade infantil por nascidos. Em 2009, no plano anterior, a meta era de 12,2%. Já no plano atual, caiu para 9,8%. O plano também prevê a redução das áreas de favela na cidade. Antes era de 3,5%, e no plano atual é de 5%.
Na área ambiental, a prefeitura estipulou como meta, até 2016, a coleta de 25% de todo o lixo reciclável produzido na cidade. Já na área de transporte, uma das principais metas é ter 100% da frota de ônibus modernizada até 2016, e usando, inclusive, combustível verde.
Outra novidade foi a maior participação da sociedade civil no processo, com a criação do Conselho da Cidade, formado por 150 cidadãos que ajudaram a refletir sobre a visão de futuro do Rio. Uma pesquisa realizada pelo Ibope ouviu os desejos de 1000 cariocas.
O novo plano de metas foi apresentado em uma entrevista coletiva no Centro de Operações Rio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário