quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Picciani avisa que Alerj não vai discutir cota extra de 16% para servidores

                                                          Picciani vai devolver projeto da cota extra Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Jorge Picciani (PMDB), informou que decidiu, após conversa com deputados que integram a base do governo, devolver o projeto de lei que prevê contribuição extra aos servidores ativos e inativos de 16% a previdência.
— O PMDB decidiu, em conjunto, aceitar todas as medidas, menos uma. Vou devolver o projeto da cota extra. Entendemos que ele compromete em demasiado a renda dos servidores, que já ficarão sem reajustes. Esse será devolvido — disse Picciani.
                                                                   Protesto acontece nas ruas do Centro do Rio Foto: Marcelo Theobald / Extra

Com isso, a Alerj discutirá, apenas, o aumento da taxação, de 11%, para 14%. A cota extra, desta forma, não será apreciada.
— Já avisei o secretário de governo que não vamos discutir a cota extra. O governo é livre para mandar a proposta que quiser. Mas eu tenho sensibilidade para entender que não podemos comprometer a vida das pessoas.

O presidente reforçou sua insatisfação com a invasão da Alerj, nesta terça-feira, por servidores da área de segurança.
— Não vamos aceitar que façam isso com o Legislativo. O que houve foi uma falha de segurança.
De acordo com ele, o erro do Estado foi conceder aumentos antes da eleição de 2014 que não tem condições de bancar:
— Temos também menos receita. Se os 30% valessem, teria servidor que ficaria com quase 60% dos seus vencimentos comprometidos. Isso não dá para aceitar em momento de crise social.
Por meio de nota, o governador Luiz Fernando Pezão disse entender a decisão do parlamento e pediu susgestões aos deputados.
O governador Luiz Fernando Pezão afirmou, na tarde desta quarta-feira (9/11), em Brasília, que respeita a decisão da Assembleia Legislativa de não apreciar o projeto de lei que prevê a criação de alíquota previdenciária temporária dos servidores.
"Respeito a decisão do Parlamento e estou aberto a sugestões dos deputados para, juntos, buscarmos soluções para o enfrentamento da crise no estado. Como já venho fazendo, vou procurar o presidente Picciani e parlamentares para continuarmos discutindo as medidas" afirmou o governador.
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário