domingo, 13 de novembro de 2016

Após pedidos de Pezão, EXTRA apresenta 10 sugestões para o Estado sair da crise

O governador Luiz Fernando Pezão havia pedido sugestões, na semana passada, para tirar o Rio da crise Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo

Diante dos pedidos de ajuda feitos pelo governador Luiz Fernando Pezão para tirar o Rio da crise, o EXTRA reuniu dez sugestões de órgãos, deputados e especialistas em administração pública, diferentes das medidas contidas no pacote de ajuste fiscal levado pelo governo à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). As propostas, se trabalhadas corretamente, poderiam resultar em aumento de receitas ou diminuição de despesas (confira abaixo), segundo seus autores.
— Os assuntos que apresentam alternativas ao Rio precisam ser prioridade número um para o governo. Essas alternativas aliadas podem ajudar na recuperação econômica — disse Istvan Kasznar, economista e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Os pedidos de Pezão foram feitos após ele mesmo anunciar o pacote de medidas composto inicialmente por 22 projetos de lei e seis decretos. O governador tem dito que, diante da grave crise, fez as propostas que entende como necessárias para a solução do caos financeiro. O problema é que, hoje, o governo não tem um plano B, caso as ideias não sejam aprovadas pela Alerj. Pezão alertou para a falta de opções após os deputados estaduais vetarem a discussão de uma cota extra de contribuição à Previdência para os servidores.
— Não temos plano B. As pessoas têm que contribuir para ter esse direito adquirido (à aposentadoria). O Tesouro Estadual não tem recursos para bancar isso — disse.
Pezão deverá receber mais sugestões a partir desta semana. No dia 16, começarão as discussões dos 21 projetos restantes pela Alerj. Mas as medidas, porém, são criticadas.
— A extinção de fundações e o corte de secretarias parecem corte de vento, pois não se falou em redução do número de servidores, que serão remanejados para outros órgãos — alertou a especialista em administração pública Selene Nunes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário