sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Ativos da Educação começam a receber nesta sexta; salários dos demais servidores segue indefinido


O governo do Estado vai utilizar os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para compor o pagamento dos mais de 80 mil servidores ativos da Educação estadual. Os funcionários começam a receber já nesta sexta-feira, antes do dia 16, data limite para o pagamento. O fundo ajudará a quitar grande parcela da folha, mas o governo terá que utilizar recursos do Tesouro para complementar o valor.
— É um esforço que o governo tem feito para reconhecer o trabalho dos profissionais da Educação. O governador Pezão reconheceu que a secretaria tem feito um trabalho importante na gestão dos recursos e, principalmente, no planejamento de utilização do Fundeb — disse Wagner Victer, secretário de Educação.
O pagamento dos demais servidores, porém, segue indefinido. A tendência é que o governo quite o salário dos servidores ativos da Segurança Pública até a próxima quarta-feira. Os demais aguardam o cronograma de pagamento que deve ser anunciado ainda nesta sexta-feira pelo governo.
Na quinta-feira, pela segunda vez em menos de uma semana, as contas estaduais foram bloqueadas pelo governo federal. O motivo, mais uma vez, foi o calote Estado do Rio em relação ao pagamento de parcelas de empréstimos. A União, como avalista, teve de quitar R$ 140 milhões e, agora, cobra a dívida. Com isso, o governo estadual não conseguirá pagar os salários de todos os 460 mil servidores até dia 16 de novembro, 10º dia útil do mês.
Enquanto isso, o funcionalismo promete um novo protesto na tarde de hoje. O ato foi convocado via redes sociais. A pretensão é fazer uma caminhada da Cinelândia à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj)
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário