terça-feira, 26 de novembro de 2013

UNIDADE DE TRATAMENTO DO RIO IRAJÁ PASSA POR TESTE DE FUNCIONAMENTO

Quando: Terça-feira (26/11); às 10h
Onde: UTR Rio Irajá (Av. Chultz Wenk s/no., em Cordovil. Como chegar: seguir pela Av. Brasil, sentido Zona Oeste, e retornar na Rodovia Rio-Petrópolis. Ao acessar de volta a Av. Brasil, sentido Centro, entrar logo a seguir na primeira margem da calha do Rio Irajá)

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, faz, nesta terça-feira, vistoria técnica para acompanhar o primeiro teste de operação da Unidade de Tratamento de Rio (UTR) do Rio Irajá – etapa fundamental para a inauguração, em um mês, deste sistema que irá tratar 12% da carga de poluição hídrica que chega à Baía de Guanabara.

Na vistoria, o secretário anunciará o início da obra da próxima UTR, a de Pavuna/Meriti, que irá tratar 22% de carga de poluição hídrica que atinge Baía de Guanabara.

Com as duas UTRs em funcionamento, cerca de 1/3 da poluição hídrica que chega à baía estará sendo tratada – passo importante para que o Governo do Estado atinja a meta de despoluir 80% das águas da Baía de Guanabara até 2016, que faz parte do Caderno de Encargos das Olimpíadas do Rio.

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão investindo R$ 40 milhões na construção da UTR do Rio Irajá. Os recursos são oriundos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a SEA, o Inea e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), a título de compensação ambiental.

Instalada a 1,5 km da foz do Rio Irajá, próximo à Avenida Brasil, em Cordovil, a UTR removerá 80% da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO); 65% da Demanda Química de Oxigênio (DQO); 90% de sólidos em suspensão; 90% de turbidez e cor; e 98% de coliformes totais das águas desse rio.

O Rio Irajá nasce no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalhos, na Zona Norte do Rio, e corta os bairros de Vaz Lobo, Irajá, Brás de Pina, Vila da Pena e Cordovil, até desaguar na Baía de Guanabara.                 

Fonte: Inea

Nenhum comentário:

Postar um comentário