quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Itaquerão embargado; Odebrecht intimada; Sanchez agride jornalistas

:
Delegado instaura inquérito para apurar acidente; engenheiro operacional da obra da Odebrecht, Frederico Barbosa, foi intimado a depor; "Houve danos em parte do prédio, mas nada que afete o cronograma", disse; chefe da Defesa Civil, coronel Jair Paca de Lima classifica acidente, que registrou dois mortos, como "gravíssimo"; desastre afetou 30% da área leste do estádio; descontrolado, ajudado por seguranças, Andrés Sanchez agrediu repórter do jornal Folha de S. Paulo; "é mais um jornalista mentiroso"; Brasil e Fifa já precisam definir com urgência qual será o Plano B para a abertura da Copa de 2014; secretário-geral Jérôme Valcke se diz "chocado"; embargada, obra ficará parada por 30 dias; Odebrecht diz que estrutura não foi abalada; dá para crer nisso agora?

O delegado que investiga o acidente que deixou dois mortos na Arena Corinthians, nesta tarde, abriu inquérito para averiguar as circunstâncias da tragédia. Luiz Antônio da Cruz, do 65º DP, vai intimar o engenheiro operacional responsável pela obra, Frederico Barbosa, da Odebrecht. Mais cedo, em coletiva de imprensa, ele garantiu que a estrutura não foi abalada, assim como o cronograma das obras não será afetado.

O acidente levou a Defesa Civil a embargar todo o canteiro de obras tocado pela construtora Norberto Odebrecht e interditar 30% da região Leste da cidade, no entorno do local. "O impacto no cronograma das obras será, sem dúvida, muito significativo", disse o presidente do Sindicato Nacional dos Arquitetos e Engenheiros, José Roberto Bernasconi.

O acidente colocou na berlinda a figura do ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. Descontrolado, ele agrediu um jornalista da Folha de S. Paulo com a ajuda de seguranças da Odebrecht. O ex-presidente do Corinthians, segundo relato dos profissionais, obrigou o fotógrafo a apagar as cenas que tinha obtido do acidente. Mais tarde, em entrevista coletiva, Sanchez disse que o jornalista estava numa área de acesso restrito e que nem havia "relado a mão nele". Em sua justificativa, disse que o repórter "era, pra variar, mais um mentiroso".

Mesmo sem cargo no clube ou na construtora Odebrecht, Sanchez é o verdadeiro capataz do canteiro de construção. A Polícia Científica enviou agentes para o estádio, para apurar as causas da tragédia. A primeira suspeita é a de que o terreno em que se apoiava o guindaste cedeu.

A Odebrecht anunciou nos últimos dias a conclusão de 94% da obras, mas agora terá de refazer todo o cronograma. A promessa era inauguração no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo. O Itaquerão estava sendo construído a toque de caixa para ser o palco de abertura da sede da Copa do Mundo de 2014, mas agora essa projeção está sob risco de não se concretizar.

Coletiva de imprensa

A Construtora Norberto Odebrecht afirmou nesta tarde, em entrevista coletiva no canteiro de obras, que a estrutura do estádio não sofreu nenhum comprometimento. "Houve danos numa parte do prédio, mas nada que comprometa", afirmou o gerente operacional da obra, Frederico Barbosa.

Questionado sobre o cronograma das obras da arena, que abrirá a Copa do Mundo de 2014, Andrés Sanchez respondeu que esta é a última preocupação no momento. "Não estamos nem pensando nisso, é o que menos estamos preocupados". As duas vítimas fatais são Fábio Luiz Pereira, motorista de 42 anos, e Ronaldo Oliveira dos Santos, montador da empresa Conecta, de 44 anos.

"Não lutamos pelo prazo, mas pela segurança de todos. Mas fatalidades, infelizmente, acontecem", disse ainda Sanchez. O ex-presidente do Corinthians também disse que não está preocupado com a Fifa neste momento. "Não quero saber de Fifa, não quero saber de nada, estamos preocupados com as famílias".

Abaixo, notícia da Agência Brasil:

Fifa e Comitê Organizador Local da Copa lamentam morte de trabalhadores no Itaquerão



Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 lamentaram a morte de dois trabalhadores, com o desabamento de uma grua (guindaste) no Itaquerão, o estádio do Corinthians. O Itaquerão será palco da cerimônia de abertura do Mundial, em junho do próximo. O acidente foi por volta das 12h50 de hoje (27) e deixou uma pessoa ferida.

Em nota, as duas entidades disseram que, assim como o governo federal, consideram a segurança dos trabalhadores "alta prioridade". Segundo a Fifa e e o comitê organizador, “a segurança de todos os trabalhadores tem sido sempre de suma importância para todas as companhias encarregadas da construção dos 12 estádios da Copa”.

As entidades concluem a nota dizendo que aguardam as investigações das autoridades locais para que sejam apuradas as causas do acidente.
Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário