sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Rio é eleita a Cidade Inteligente do ano

Shutterstock:
O congresso Smart City Expo World, em Barcelona, na Espanha, escolheu a cidade do Rio de Janeiro como vencedora do prêmio World Smart City 2013, sendo o primeiro município latino-americana a conquistar o prêmio; os sete membros do júri escolherem o Rio, por unanimidade, tendo como base três critérios objetivos: inovação, impacto e viabilidade; mais de 200 candidaturas de 35 países diferentes participaram da disputa
O congresso Smart City Expo World, escolheu, nesta quarta-feira (19), a cidade do Rio de Janeiro como vencedora do prêmio World Smart City 2013, sendo o primeiro município latino-americana a conquistar o prêmio, que em sua terceira edição, está sendo realizado em Barcelona, na Espanha. Mais de 200 candidaturas de 35 países diferentes participaram da disputa.

De acordo com a organização do evento, o World Smart City objetiva estimular alternativas levando em conta os seguintes requisitos: competitividade, eficiência administrativa, qualidade de vida, inovação, sustentabilidade e criatividade. Os sete membros do júri escolherem o Rio, por unanimidade, tendo como base três critérios objetivos: inovação, impacto e viabilidade.

"Nos escrevemos no ano passado, onde apresentamos o nosso pacote chamado de "Gestão de Alto desempenho", que engloba três projetos: O Centro de Operações Rio, a Central 1746 e o Porto Maravilha. O júri avaliou principalmente a capacidade que o Rio tem de integrar vários órgãos públicos através de plataformas de atendimento que contam com tecnologia de ponta, possibilitando mais interatividade para o cidadão", declarou o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho. As informações são do jornal O Globo.

Dentre as finalistas estavam cidades como Buenos Aires, na Argentina, Tayuan, na China, Sabadell, na Espanha, Copenhague, na Dinamarca, e Berlim, na Alemanha. O dirigente informou a Cidade Maravilhosa poderá concorrer ao prêmio novamente no próximo ano. "Apresentamos uma proposta aos organizadores do Smart City Expo World, para que o Rio de Janeiro possa sediar o evento em maio de 2015. Está quase tudo certo para a aprovação. Estamos felizes, pois este é um reconhecimento de como a cidade está antenada com o que há de mais novo", disse.

Além do secretário, também esteve presente o vice-prefeito Adilson Pires, que recebeu o troféu. "É uma grande honra receber este prêmio, especialmente das mãos de Antoni Vives, vice-prefeito de Barcelona. A Gestão de Alto Desempenho, que nos garantiu esse título, tem como projeto âncora o Centro de Operações Rio, o COR, que significa coração em catalão", declarou.

Fonte:Rio247

Nenhum comentário:

Postar um comentário