sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sistema elétrico está perdendo confiabilidade, diz ministro

Após segundo blecaute em menos de um mês, titular interino das Minas Energias admite: quadro não é normal. Técnicos investigam falha desta sexta

Bairro de Casa Forte, na zona norte do Recife (PE), durante o apagão desta madrugada
Bairro de Casa Forte, na zona norte do Recife (PE), durante o apagão desta madrugada (Rodrigo Lobo/JC Imagem/AE)

Após segundo blecaute em menos de um mês, titular interino das Minas Energias admite: quadro não é normal. Técnicos investigam falha desta sexta

Contas públicas



Após o segundo apagão de grandes proporções em pouco menos de um mês – e o quarto apenas no segundo semestre do ano, o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta sexta-feira que a sequência de blecautes não é normal – e que o sistema elétrico brasileiro vem perdendo a confiabilidade.
Leia também: Apagões colocam em xeque segurança do sistema elétrico
Na madrugada desta sexta, um apagão atingiu todos os nove estados do Nordeste e ainda parte da região Norte do país. Segundo Zimmermann, suspeita-se que a origem do problema sejam falhas nas subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA). Técnicos foram enviados aos locais para investigar o problema. “São eventos que ocorreram em sequência”, disse o ministro. “Não são normais. A coincidência, então, não é normal”, completou, segundo a Agência Brasil. Zimmermann destacou que o sistema elétrico brasileiro é um dos maiores do mundo, mas tem registrado “diminuição de confiabilidade”.
De acordo com Zimmermann, houve falhas no banco de capacitores das duas subestações. Segundo ele, desde a madrugada técnicos do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acompanham o assunto. A linha de transmissão que apresentou problemas é operada pela empresa Taesa.
Mais cedo, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, afirmou que o problema pode ter sido provocado por um incêndio em uma rede de transmissão. "Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte e Nordeste ao sistema Sul Sudeste", afirmou Chipp em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo.
Nas capitais nordestinas Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e São Luiz o abastecimento começou a ser restabelecido mais de três horas depois da interrupção. O problema, segundo o ONS, teve início à 0h14 (de Brasília) – na Bahia, Paraíba e Pernambuco as concessionárias indicam que a pane começou pouco depois das 23 horas, já que os estados do Nordeste não fazem parte do horário de verão.
Retorno – A assessoria de imprensa do ONS informou que, à 1h20 da madrugada, algumas linhas já haviam sido recompostas e que a energia elétrica já havia começado a voltar em localidades no Tocantins e Pará. Em Belém e Palmas a eletricidade voltou pouco antes das 2 horas.
Mais de uma hora depois, o abastecimento começou a ser restabelecido em Imperatriz e São Luiz, no Maranhão, na região metropolitana do Recife e no sul da Bahia. Por volta das 3h40 (horário de Brasília), a situação também começou a ser normalizada em Salvador, Fortaleza e Natal.
Sistema – Segundo a Coelce, companhia elétrica do Ceará, houve uma "ocorrência de grande porte no sistema interligado nacional" que afetou o Nordeste e parte da região Norte. Pelo Twitter, a concessionária informou que suas equipes estavam trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.
Na Bahia, onde todo o estado ficou sem luz, a assessoria da companhia de eletricidade local (Coelba) confirmou o problema no sistema interligado nacional, do Operador Nacional de Sistema Elétrico. Segundo a concessionária, a Bahia deixou de receber energia elétrica para fazer a distribuição. A previsão da companhia para o retorno total do abastecimento era às 5h06.
Leia mais: Após apagões, Dilma decide mexer na gestão de Furnas
Na Paraíba, o blecaute também afetou todas as cidades desde as 23h30 (0h30 em Brasília), informou a Energisa, concessionária de energia elétrica do estado. O presidente da empresa, Marcelo Rocha, comunicou ao governo do estado que a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) não tinha previsão para o problema ser solucionado. Em Pernambuco, a concessionária Celpe também não deu prazo para normalização do abastecimento de energia, o que só começou a acorrer no meio da madrugada.
Precedente – O apagão desta sexta é o segundo de grandes proporções que atinge o Nordeste nos últimos 35 dias. Em 22 de setembro, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), um problema na subestação de Imperatriz, no Maranhão, causou a suspensão do fornecimento de energia elétrica em parte da região.
Em 3 de outubro, outro blecaute afetou cidades das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Por ao menos meia hora, a pane atingiu regiões do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre e Rondônia, além de cidades no Centro-Oeste.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o problema foi causado por um incêndio em um transformador da subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A pane no equipamento causou diminuição da carga de Itaipu, o que levou à perda de 3.500 megawatts dos 60.000 produzidos pela usina. Furnas, no entanto, negou a responsabilidade pelo problema.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário