terça-feira, 23 de outubro de 2012

ESTADO CRIA FUNDO VERDE PARA APLICAÇÃO EM PROJETOS SUSTENTÁVEIS

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) terá de volta dinheiro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que paga em sua conta de luz para aplicar em projetos sustentáveis. A verba, de aproximadamente R$ 7 milhões por ano, será destinada ao inédito Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da UFRJ, instituído por decreto do Governo do Estado a ser assinado nesta quarta-feira (24/10).

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, participará da solenidade de lançamento do fundo, nesta quarta-feira, na Ilha do Fundão. Durante a cerimônia, será instalado um conselho estratégico formado por representantes da administração estadual, da UFRJ e da Light (Companhia de Energia Elétrica), que ficará responsável pela gestão dos recursos do Fundo Verde.

A verba verde irá financiar, inicialmente, programas de energia e de mobilidade. Dentre os projetos a serem financiados, estão a instalação, na Ilha do Fundão, de placas fotovoltaicas para a produção e uso de energia elétrica a partir da luz solar e de um retrofit verde (reforma sustentável de prédios) no Hospital Universitário.

Também estarão presentes à solenidade o vice-governador e coordenador executivo de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, os secretários estaduais de Fazenda, Renato Villela, e de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, e o reitor da UFRJ, Carlos Antonio Levi da Conceição.

Fonte: INEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário