terça-feira, 23 de outubro de 2012

Empresa corrige número de mortos em acidente na Rio-Teresópolis

Em nota divulgada nesta terça, a empresa havia informado que um paciente internado no Miguel Couto havia falecido, o que totalizaria 15 vítimas. A informação foi corrigida e mortos são 14 até o momento

Rio - A Viação 1001 corrigiu para 14 o número de mortos no acidente com ônibus da empresa na Serra de Teresópolis, na altura de Guapimirim, na Baixada Fluminense, nesta segunda-feira. Em nota divulgada nesta terça-feira, a empresa havia informado que um paciente internado no Miguel Couto havia falecido, o que totalizaria 15 vítimas fatais. A informação foi corrigida no início desta tarde.
De acordo com a empresa, na manhã desta terça-feira morreram Jose Severino Silva, de 54 anos, Marcio Luis Ramos, Guiomar Pereira da Silva, 74, que estavam internados em Teresópolis. Uma vítima que estava no Hospital Geral de Saracuruna, na Baixada, morreu logo após dar entrada na unidade ainda na segunda-feira.
Ao todo 13 pessoas estão internadas na unidade na Região Serrana. Outros dois pacientee estão no Hospital Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul. O motorista do ônibus, Eduardo Fernandes, 44 anos, estava na empresa há quatro anos, e foi uma das vítimas fatais. Além dele outras seis pessoas que morreram foram identificadas: José Neves Mota, de 59 anos, Maria Aparecida Mota Neves, 55, Charles Estelito André, 52 anos, Edes Moraes da Silva e Ilma da Silva Florido e Lúcia Florido Turques da Silva.

Falha no freio de ônibus pode ser uma das causas do acidente | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Falha no freio de ônibus pode ser uma das causas do acidente



 
Ônibus da Viação 1001 cai perde o controle, cai em ribanceira, mata 14 pessoas e deixa 19 feridos

A empresa informou ainda que vai apurar as causas do acidente através de sua equipe técnica em conjunto com os peritos da Polícia Civil. Segundo a nota, "o ônibus envolvido no acidente estava com toda a manutenção preventiva em dia e não apresentou nenhuma anormalidade técnica nas viagens anteriores ao acidente de ontem (segunda)".
O filho de um casal que morreu no acidente com o ônibus da Viação 1001, na Serra de Teresópolis, na altura de Guapimirim, na Baixada Fluminense, ainda não sabe que os pais morreram. De acordo com Sandro Henrique da Silva, 36, primo de Lúcia Florido, Emerson Turques da Silva, de 14 anos, está internado no Hospital das Clínicas de Teresópolis, na Região Serrana, com escoriações.
Parentes se emocionam no IML | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Parentes se emocionam no IML | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
"Ainda não sei como vou fazer para dar a notícia a ele", afirmou Sandro. Na tragédia, ainda morreram Edes Moraes da Silva e Ilma da Silva Florido, marido e mãe de Lúcia, respectivamente. Os corpos dos três serão sepultados às 17h, no cemitério de Vila Rosali, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Segundo o irmão do professor de dança Charles, Ronaldo Estelito André, de 44 anos, o professor retornava do interior de Minas Gerais com a namorada Vera Lúcia de Paula Lopes, que está entre os feridos. Emocionado, ele deixou rapidamente o IML após a liberação do corpo. O irmão apenas informou que Charles deixa um filho maior de idade.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Parentes reconhecem mortos do acidente com ônibus no IML do Rio
A madrugada de terça-feira foi de dor e indignação no Instituto Médico Legal (IML) do Rio para parentes e amigos de vítimas do acidente com o ônibus da Viação 1001. O técnico de ortopedia Fabiano José Rodrigues, de 38 anos, perdeu três parentes no acidente; os tios Edes e Lúcia, seus padrinhos de casamento, além da mãe da tia, Ilma da Silva Florido. O sobrinho dele, Emerson Turques da Silva, de 14 anos, está internado no Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano, em Teresópolis, na Região Serrana. Transtornado, ele teve que ser amparado por parentes no IML.
"Vieram dizer que um problema no freio do ônibus matou todo mundo e agora querem pagar as despesas do enterro. Vai pagar o que? A vida deles de volta? Eles (empresa) tem que ver isso antes. Eles trabalham com vidas humanas. Isso é uma covardia, uma falta de profissionalismo. Não tem que vir aqui querer pagar o enterro dos outros", protestou ainda alterado Fabiano. Ele se referia a um representante da 1001 que passou a madrugada no IML colocando a empresa à disposição para pagar os custos dos sepultamentos.
O técnico de ortopedia disse que os tios, moradores deVila Tiradentes, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, estavam vindo ao Rio para participar de um encontro de casais, no qual ele também participaria.
O veículo foi retirado da ribanceira por volta das 3h30 desta terça-feira. O trecho da pista da Rio-Teresópolis, sentido Rio, na altura de Guapimirim, que estava interditado para o trabalho, foi liberado pouco depois.
Assessora parlamentar grávida perde os pais
A assessora parlamentar do deputado André Correa, líder do governo na Assembléia Legistativa do Rio (Alerj), Cenária Mota Neves, de 35 anos, perdeu o pai José Neves Mota, de 59 anos, e a mãe Maria Aparecida Mota Neves, 55, no acidente desta segunda-feira. Grávida de três meses, ela se emocionou após reconhecer os corpos deles no IML do Rio.
Foto: Arte: O Dia
Foto: Arte: O Dia
Segundo o ex-marido de Cenária, o filósofo Paulo Barbosa, de 38 anos, o sogro veio ao Rio para um tratamento à base de botóx no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel. Morador de Miracema, no Noroeste Fluminense, ele vinha sozinho até a capital a cada três meses para se medicar. Desta vez, no entanto, sua mulher resolveu vir junto.
"Ela trouxe algumas roupinhas para a neta de três meses que está sendo gerada. A Cenária não via os pais há três meses, mas eles se falavam por telefone todos os dias", revelou Paulo Barbosa, com quem a assessora parlamentar tem um filho de cinco anos.
Segundo o filósofo, a ex-mulher possivelmente terá que largar suas funções na Alerj para se dedicar ao irmão de 32 anos, que tem problemas psiquiátricos e era cuidado pelos pais.
O acidente
O ônibus da Auto Viação 1001 que seguia de Itaperuna, no Noroeste do estado, para o Rio de Janeiro, bateu em um veículo de passeio na Rodovia Rio-Teresópolis, que faz parte da BR-116, antes de despencar de uma altura de 10 metros e parar em uma árvore. O motorista, identificado apenas como Eduardo Fernandes, morreu na hora.
O ônibus deixou Itaperuna por volta das 9h desta segunda-feira com 29 pessoas a bordo e tinha previsão de chegada ao Rio às 16h. De acordo com a assessoria da Auto Viação 1001, o acidente ocorreu por volta das 14h25.
A maioria dos feridos foram encaminhados para o Hospital das Clínicas de Teresópolis, um para o Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias, e dois para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul. As vítimas encaminhadas ao Rio seriam um turista alemão de 51 anos e uma senhora de 60. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles.
Veículo pode ter ficado sem freios
Sebastião Dandara, de 65 anos, e Sonia Maria Rodrigues, de 62, moradores de Teresópolis, subiam a Serra quando se depararam com o ônibus. "Vi o ônibus na curva. Ele veio piscando as luzes, como se fosse avisar alguma coisa. Ainda tentei jogar para a direita, mas vinha um caminhão. Nessa hora, só rezei. Se o ônibus não desviasse, ia bater na gente e íamos acabar morrendo", contou Sebastião.
O Renault Sandero de Sebastião foi atingido na lateral traseira pela ônibus, momento em que despencou para a ribanceira. "Fomos salvos por Jesus", afirmou Sonia Maria.
De acordo com a PRF, a velocidade máxima na rodovia é de 60 km/h e o ônibus estava a cerca de 80 km/h. Segundo os policiais civis, o veículo provavelmente perdeu os freios.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário