segunda-feira, 22 de outubro de 2012





Recordista. O ônibus da linha 360 (Centro-Recreio), com 320 infrações, passa o sinal vermelho e fecha cruzamento Foto: O GLOBO / Custodio Coimbra
 
RIO — Para testar o quanto os motoristas de ônibus desrespeitam as regras do trânsito, O GLOBO anotou 120 placas em quatro grandes vias da cidade, durante dois dias. Do total, nada menos que 101 (84%) cometeram 2.555 infrações entre dois e três anos. Em média, foram 25 multas por veículo. Mas nada comparado com o recordista do grupo: um veículo da empresa Pegaso, que faz a linha 360 (Recreio-Carioca). Somente ele tem 320 infrações de trânsito registradas (12% do total da pesquisa).
O GLOBO decidiu fazer o levantamento porque tanto a Secretaria municipal de Transportes quanto o Detran não informam quem são os recordistas de multas na cidade, sob a alegação de que os dados têm sigilo fiscal. A Secretaria municipal de Fazenda, por sua vez, não informa quanto arrecada de multas nem o percentual de inadimplentes.
Pesquisa incluiu quatro vias
A pesquisa dos repórteres foi feita nas ruas Jardim Botânico e São Francisco Xavier (Tijuca) e nas avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Presidente Vargas, no período da tarde. Durante 15 minutos, os repórteres anotaram o máximo de placas de ônibus e, em seguida, verificaram se os veículos tinham multas registradas pela prefeitura. O levantamento incluiu tão somente as multas de trânsito, já que as autuações com base no Código Disciplinar da Secretaria municipal de Transportes não estão disponíveis na internet.
Como outros ônibus, o veículo da linha 360, localizado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, tem um grande número de multas porque a empresa não informou o motorista responsável pelas infrações. São 90, que correspondem a 28% das notificações. O maior tipo de irregularidade, porém, foi por excesso de velocidade (68%). Das 320 multas, a primeira é de setembro de 2010, por transitar com velocidade superior à máxima permitida em até 20%.
Com a placa LTD 2237, o segundo ônibus com mais multas (106) é da empresa Real e faz a linha 132 (Leblon-Central). O veículo também foi localizado em Copacabana. O terceiro coletivo com mais multas, de placa KWQ 1014, faz a linha 178 (São Conrado-Rodoviária-Central) e também pertence à Real. No total, o veículo tem 88 infrações.
Vice-presidente do Rio Ônibus, Otacílio Monteiro estranha o fato de um ônibus acumular 320 multas:
— No máximo, esse ônibus, de linha de longa distância, é dirigido por três motoristas. O serviço prestado é fiscalizado pelas empresas. O proprietário dos veículos fiscaliza especialmente a parada dos ônibus nos pontos para pegar passageiros. Se o ônibus não para, a empresa perde receita.
Otacílio, no entanto, comenta o problema da última viagem feita pelos motoristas:
— A última viagem é um negócio dramático. O motorista, com pressa para ir embora, acaba “queimando” pontos.
Para saber se o campeão das multas continua desrespeitando as leis de trânsito e o Código Disciplinar, repórteres acompanharam uma viagem do 360.
Infrações em série
O veículo saiu do ponto da Avenida República do Paraguai, no Centro, às 10h30m de uma quarta-feira, chegando à Avenida Guiomar de Novaes uma hora e meia depois. Logo ao deixar o terminal, não parou para uma passageira num ponto. Ele seguiu quase sempre pela esquerda das avenidas Augusto Severo e Oswaldo Cruz, da Praia de Botafogo e da Avenida Lauro Sodré. Na Oswaldo Cruz, embarcou uma passageira no meio da rua.
No trecho do BRS da Rua Barata Ribeiro, o ônibus parou próximo à Rua Hilário de Gouvêa e à Rua Santa Clara, e seguiu pela Vieira Souto, em Ipanema. Na Delfim Moreira, ignorou o sinal vermelho no cruzamento com a Afrânio de Mello Franco. No entroncamento da Estrada da Gávea com a Autoestrada Lagoa-Barra, avançou um sinal.
Já na Avenida das Américas, não parou para passageiro que fazia sinal , desembarcou um no meio da rua e parou em fila dupla em frente ao BarraShopping. Procurada, a empresa Pégaso não se pronunciou

Fonte:     Fábio Vasconcellos - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário