Garis fazem paralisação por 24 horas exigindo melhores salários e condições de trabalho. Paralisação não foi confirmada pela Comlurb
Rio - Sem limpeza urbana, o Centro da Cidade amanheceu com bastante sujeira nas ruas após a passagem do tradicional Bloco do Bola Preta, no sábado de Carnaval. Montantes de lixo com sacos plásticos, garrafas de vidros, entre outros materiais, ocupam as vias.

Centro do Rio amanheceu com lixo nas ruas devido a paralisação dos garis
Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Mesmo sem paralisação oficial, muitas ruas da cidade amanheceram — e anoiteceram — cobertas de lixo. Na Lapa, os garis só apareceram por volta das 9h deste sábado. Também houve problemas no Aterro e em pontos onde aconteceram eventos carnavalescos, como o Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel. A Rua Soldado Bernardino da Silva, em Vila Kosmos, Zona Norte do Rio, onde todo sábado ocorre uma feira livre, ainda não teve o lixo recolhido na manhã deste domingo.
Na tarde de ontem, cerca de 400 garis da Comlurb fecharam a Avenida Presidente Vargas pedindo melhores condições de trabalho, reajuste salarial, vale-refeição e pagamento de horas extras. Ao tentarem protestar no Sambódromo houve confronto com policiais do Batalhão de Choque da PM.
Através de uma nota, o Sindicato de Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro declarou que a paralisão foi feita por um grupo de garis “sem representatividade junto à categoria” e que não houve prejuízo ao trabalho de coleta e disposição do lixo efetuado pela Comlurb no primeiro dia oficial do carnaval carioca.

Rua Soldado Bernardino da Silva, em Vila Kosmos, onde ocorre uma feira livre todo o sábado, ainda não teve o lixo recolhido na manhã deste domingo
Foto: Adriano Araújo / Agência O Dia
Comlurb nega paralisação
Corroborando a informação do sindicato, a Comlurb distribuiu nota informando que foram recolhidas 21 toneladas de resíduos na Marquês de Sapucaí, preparando a avenida para as escolas de samba desfilarem neste sábado. Nas ruas de acesso ao Sambódromo, foram retiradas 6 toneladas de lixo. A coleta seletiva na Passarela do Samba totalizou, no desfile de ontem, 7,3 toneladas de resíduos recicláveis.

Uniformizados, garis percorreram ruas do Estácio e do Centro pedindo aumento de salários e de tíquetes
Foto: Agência Brasil
Segundo a Comlurb, devido ao número de pessoas nas ruas, o trabalho só pode ser concluído mais tarde, depois da dispersão dos foliões. No Parque Madureira, zona norte do Rio, o Bloco Mulheres de Zeca gerou 1 tonelada de resíduos. Em Santa Teresa, no centro, a Comlurb limpou as ruas após a passagem do Bloco Céu na Terra e contabilizou 6,5 toneladas de lixo coletadas.
Somente na tarde de ontem, 131 cidadãos foram autuados e mais de 40 foliões foram pegos em flagrante fazendo xixi na rua. Desde a abertura oficial do carnaval, foram 261 infrações por jogar lixo no chão e mais de 60 por urinar em espaço público. A multa por esse tipo de infração é R$ 157.

Apesar da Comlurb negar a paralisação dos garis, diversas ruas da cidade amanheceram sem coleta de lixo
Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
De acordo com informação da Polícia Militar (PM) do Estado do Rio de Janeiro, não houve registro de feridos nem de pessoas detidas durante a manifestação dos garis, quando houve confronto com a Tropa de Choque.
Ilegalidade da greve
Em decisão anunciada na tarde deste sábado, a desembargadora Rosana Salim Villela Travesedo, do Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (TRT-RJ), declarou a “abusividade e ilegalidade” de qualquer movimento de paralisação dos garis vinculados à Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).
A sentença destaca que o “movimento paredista” ocorre no curso da negociação do dissídio coletivo de 2014 da categoria. A juíza determinou a imediata suspensão do movimento, de forma a garantir o funcionamento dos serviços essenciais de coleta e disposição do lixo domiciliar e urbano, “sob pena de multa diária no caso de descumprimento”. A multa tem valor de R$ 25 mil.
Fonte:O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário