terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Show de Stevie Wonder e Gilberto Gil deve reunir até 500 mil em Copacabana

O palco — o mesmo que no réveillon receberá a cantora Claudia Leitte — já está montado na altura do Hotel Copacabana Palace

Palco que receberá Stevie Wonder e Gilberto Gil na Praia de Copacabana
Foto: Gustavo Stephan / O Globo
Palco que receberá Stevie Wonder e Gilberto Gil na Praia de CopacabanaGustavo Stephan / O Globo
RIO - Depois de Roberto Carlos em 2010, a noite de Natal deste ano será coroada com o show de Stevie Wonder e Gilberto Gil, na Praia de Copacabana, a partir das 20h. O palco — o mesmo que no réveillon receberá a cantora Claudia Leitte, entre outras atrações— já está montado na altura do Hotel Copacabana Palace e deve atrair um público de até 500 mil pessoas, segundo estimativas da prefeitura. A exemplo do que já acontece no réveillon, quando cerca de 2 milhões de pessoas se deslocam para o bairro, a recomendação é que o carro seja deixado em casa. Além de bloqueios e interdições de vias, o estacionamento estará proibido em diversas ruas de Copacabana, com reboques da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) a postos em locais estratégicos.


Não serão criadas áreas de estacionamento para veículos particulares, vans e ônibus fretados. Além disso, o estacionamento será proibido em diversas ruas da região. Ou seja, a prefeitura reforça o apelo para que o público utilize o transporte público, até porque o bairro dispõe de diversas linhas de ônibus — diz o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório.
O metrô também será uma boa opção para quem pretende chegar ao local sem enfrentar engarrafamentos. Mas, ao contrário do que ocorre no réveillon, não há venda antecipada de bilhetes, como acontece para os passageiros que usam o serviço a fim de chegar a Copacabana na última noite do ano. Apesar disso, o funcionamento do metrô será estendido até 2h nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos, para facilitar a volta para casa. As demais estações fecharão para embarque às 23h, mas permanecerão abertas para desembarque. A Estação Cardeal Arcoverde fechará para embarque às 19h e reabrirá às 22h. Outra mudança, a partir das 16h, é nas composições da Linha 2, que realizarão a viagem entre Pavuna e Ipanema (General Osório), sem que os passageiros tenham que fazer a transferência no Estácio.
Atlântica: interdição das duas pistas às 19h
A pista da Avenida Atlântica mais próxima à areia será interditada às 7h para implantação da área de lazer e haverá a inversão de mão na pista junto às edificações, como acontece aos domingos e feriados em geral. Já das 19h até o fim do show, a prefeitura vai realizar o boqueio de ambas as pistas da Atlântica, no trecho entre a Rua Figueiredo Magalhães e Avenida Prado Junior.
O fluxo no sentido Botafogo será desviado pela Rua Figueiredo Magalhães até a Nossa Senhora de Copacabana. No sentido Ipanema, os motoristas poderão acessar a Atlântica a partir da Rua Santa Clara. Ao fim do show e até o escoamento do público, haverá um bloqueio na Rua Barata Ribeiro, desviando o fluxo para a Rua Tonelero, na altura da estação Cardeal Arcoverde.
A operação de trânsito contará com a participação de 210 agentes da prefeitura, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, com 18 viaturas e 32 motocicletas. Eles trabalharão para ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios. Dez reboques vão circular nas áreas de abrangência do evento, com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular. Serão utilizados 12 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas, restrições de estacionamento e condições do tráfego.
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil também preparou um esquema especial de atendimento na orla para o show. Três postos médicos estarão à disposição do público, com 87 profissionais de saúde trabalhando durante todo o evento, sendo 36 médicos. As unidades contarão, no total, com 34 leitos, dois deles de suporte avançado. Para os casos mais graves que necessitem de remoção, 30 ambulâncias estarão de prontidão. Os postos estarão em frente à Avenida Princesa Isabel (11 leitos), à Praça do Lido (12 leitos) e à Rua Paula Freitas (11 leitos) e vão funcionar das 17h30m até o término do evento.
A Riotur pagou R$ 7 milhões pela organização dos shows de Wonder e Gil no Rio. Eles também foram contratados para se apresentarem no Centro Cultural João Nogueira (antiga casa de shows Imperator), no Méier.
Antes de Wonder e Roberto Carlos, Copacabana recebeu outros megashows para comemorar o Natal. Mas o formato dos eventos realizados entre 2006 e 2008 era diferente. Naquela época, a prefeitura optou por apoiar a realização das Paradas Iluminadas de Natal, com direito a carros alegóricos e bonecos gigantes na Avenida Atlântica.
A ideia da Riotur é transformar as atrações natalinas em programa permanente, como uma forma de antecipar a chegada de turistas estrangeiros ao Rio, que vêm, principalmente, para acompanhar a queima de fogos do réveillon.
Fora da época Natalina, a Praia de Copacabana também já recebeu outras grandes atrações internacionais. Uma das primeiras a fazer um show gratuito foi o cantor Rod Stewart, no réveillon de 1994. Em julho de 2006, os Rolling Stones reuniram mais de 2 milhões de pessoas também em frente ao Copacabana Palace. A apresentação é tida como uma das melhores da história da banda de rock.


Veja também
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário