quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Rio de Janeiro tem o dia mais quente da história

Temperatura foi a maior registrada pelo Inmet desde 1915, quando a medição começou; máxima foi de 43,2°C, em Santa Cruz, com sensação térmica de 47°C

Calor histórico no Rio: termômetros chegaram a marcar 44°C
Calor histórico no Rio: termômetros chegaram a marcar 44°C (Fabio Gonçalves/Ag.O Dia)
Muito além dos 40 graus, o Rio de Janeiro registrou nesta quarta-feira o dia mais quente da história. A temperatura máxima chegou aos 43,2°C em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade, a maior registrada desde 1915, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) iniciou suas medições. Sempre mais intensa, a sensação térmica atingiu insuportáveis 47°C. O recorde anterior era de 43,1°C, observados em janeiro de 1984.
“A tarde de 26 de dezembro de 2012 entra para a história meteorológica da cidade do Rio e Janeiro e do Brasil como sendo a mais quente já observada com medições oficiais na capital fluminense”, enfatizou o Climatempo em nota oficial, reforçando os números captados pelo Inmet. “O calor desta quarta-feira foi extremo e generalizado na cidade. A maioria das áreas da cidade teve calor próximo ou acima dos 40°C.”
Termômetros de rua chegaram a marcar 44°C. O Alerta Rio registrou 41,9°C em Guaratiba, na Zona Oeste, às 12h45, detalhou o Climatempo. Pouco depois das 13 horas, a temperatura chegava aos 39,5°C em São Cristóvão e aos 39,1°C no Alto da Boa Vista, bairro a mais ou menos 400 metros acima do nível do mar, considerado normalmente um lugar fresco. O dia mais quente do ano registrado até então era 19 de setembro, quando foi marcado 41,2°C.
Resultado: praias lotadas por toda a cidade, com guarda-sóis fazendo quase sumir a faixa de areia.
Leia também: Dez praias do Rio de Janeiro estão com areias poluídas
Guito Moreto/Agência O Globo
Calor intenso atrai multidão para as praias cariocas
 
Calor intenso atrai multidão para as praias cariocas
 
Fonte : Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário