terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Em dezembro, ao menos 123 pessoas morreram de frio na Rússia

Na fronteira com a Mongólia, temperatura chega a 40ºC abaixo de zero; números oficiais podem não retratar a realidade

Homem recebe refeição de voluntários em Stavropol, na Rússia
Foto: Reuters
Homem recebe refeição de voluntários em Stavropol, na RússiaReuters
MOSCOU - Ao menos 123 pessoas morreram em dezembro na Rússia por causa do frio. O inverno é o mais rigoroso dos últimos 50 anos, segundo informaram nesta terça-feira as autoridades do país.

Além das mortes, 880 pessoas estão hospitalizadas em decorrência da baixa temperatura, e cerca de 1.700 solicitaram ajuda para aplacar o frio. Somente nesta segunda-feira morreram sete pessoas.
Muitos dos que morreram eram moradores de rua. O governo enfrenta críticas por não haver albergues que possam abrigar esta população. Especialistas acreditam que haja mais vítimas do inverno rigoroso. Eles dizem que muitas mortes podem não ter sido contabilizadas.
O Ministério da Defesa Civil da Rússia informou que a temperatura começará a subir, mas, ainda assim, alertou para que se atente para as camadas de gelo que cobrem telhados e as ruas das cidades.
No sul da Sibéria, em Tuva, uma central de calefação está com problemas. Uma aeronove da Defesa Civil transporta dezenas de estufas para a região da fronteira com a Mongólia, onde a temperatura chega a -40ºC. O chefe de governo local, Sholban Kara-ool, pediu a Moscou recursos para construção de uma nova central de calefação para que os moradores tenham mais condições de suportar o frio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário