quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Dilma cobra da Light garantia de fornecimento de energia em temperatura acima dos 40 graus

Presidente afirma que queda de energia no aeroporto do Galeão foi causada por falha humana


A presidente Dilma Rousseff, que cobrou garanti de fornecimento de energia sem interrupção quando a temperatura subir além dos 40 graus
Foto: Gustavo Miranda - 30/08/2012 / Agência O Globo
A presidente Dilma Rousseff, que cobrou garanti de fornecimento de energia sem interrupção quando a temperatura subir além dos 40 grausGustavo Miranda - 30/08/2012 / Agência O Globo

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que as empresas de energia do Rio, citando a Light, devem garantir o fornecimento de energia sem interrupção quando a temperatura subir além dos 40 graus. Ao falar do corte de energia que aconteceu ontem no Galeão, Dilma afirmou que existe uma tendência a atribuir as falhas do sistema de energia no país a tudo o que não é humano. Segundo ele, no Galeão, a causa foi falha humana.

É um sistema inteiro que tem que ser trocado, é falha humana, tinha que ser trocado. A temperatura subiu, não controla. Tem que se programar. No Rio, sempre que passa de 40 graus, a Light tem problema, o Galeão tem problema. Eles têm que estar equipados para aguentar (o fornecimento de energia) até determinado grau. Não posso exigir quando passar de 50 graus, mas é preciso garantir até determinado grau — disse Dilma, acrescentando:
— O país tem que se antecipar, planejar. Hoje estamos saindo da mão para a boca. Acho ridículo dizer que no país temos risco de racionamento.
A presidente afirmou que a falta de manutenção de equipamentos de empresas já existentes, como acontece nas empresas de energia, é um comportamento comum entre empresas públicas e privadas. Segundo ela, é preferível fazer novos investimentos do que modernizar os velhos.
— Mas temos que dar atenção à manutenção.Não é um comportamento de influência política, manutenção é mais difícil de fiscalizar. Na área de energia nuclear temos dois níveis de fiscalização. Colocaram outra empresa para fiscaliza outra empresa, para verificar onde estão as falhas. Na Eletrobrás já estamos fazendo isso — disse a presidente.
Dilma acrescentou ainda que o governo dela está fazendo tanto os investimentos novos quanto a cobrança para que haja manutenção nos sistemas já existentes:
— Agora que saiu da mão para a boca, é garantir investimentos novos e a manutenção. Temos que atualizar tudo o que for planta velha, mesmo que não seja tão rentável. Agora vamos fazer as duas coisas (investimentos novos e manutenção dos existentes) porque temos dinheiro.


Veja também
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário