terça-feira, 13 de maio de 2014

Apenas 10% dos ônibus estão circulando, diz secretário municipal de Transportes

Tráfego de carros nas faixas exclusivas para ônibus é liberado e plano de contingência montado. Dez ônibus foram depredados



Assim como na semana passada, os cariocas encontram dificuldades com a paralisação dos ônibus
Foto:  Fábio da Silva / WhatsApp do DIA




Rio - Apenas 10% da frota de ônibus está circulando na cidade do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira. É o que garante o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão. Acompanhando a ida do carioca para o trabalho, do Centro de Operações da Prefeitura, na Cidade Nova, ele disse que, excepcionalmente hoje, os carros que trafegarem na faixa seletiva da Avenida Brasil e pelos corredores BRS da cidade não serão multados. Na Zona Oeste, 10 ônibus da Auto Viação Jabour foram depredados, de acordo com a Rio Ônibus.
A greve dos rodoviários começou às 0h e tem previsão de durar até as 23h59 de quinta-feira. Para tentar minimizar os impactos à população carioca, a Prefeitura do Rio montou um plano de contingência, junto às concessionárias CCR Barcas, MetrôRio e SuperVia.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, foram priorizados os ônibus que fazem ligações com outros modais, como linhas de ônibus intermunicipais, trem, barcas e metrô. Além disso, também foram priorizadas linhas essenciais para o deslocamento da população em áreas não atendidas por outros meios de transportes. "Estamos priorizando as linhas que fazem a integração com trem e metrô, que estão com o horário de pico antecipado desde cedo e fazendo intervalos mínimos ao longo de todo o dia. Os poucos ônibus que estão circulando hoje estão selecionados para trabalhar em linhas de integração", disse Sansão. 
SuperVia
Foi antecipado o início da operação no horário do pico da manhã em 90 minutos. Ou seja, as 4h30 a Supervia começou a operar com capacidade máxima, reduzindo o intervalo entre as composições. No entanto, segundo a concessionária, os trens já estão circulando desde as 4h.
Houve reforço na operação dos trens especiais, com partidas de Bangu, Campo Grande, Deodoro e Madureira. De acordo com a concessionária, haverá prolongamento da operação no horário do pico da tarde, em função da demanda.
Estação Santa Cruz do Transoeste fica lotada no primeiro dia da paralisação dos ônibus no Rio
Foto:  Seguidor @lucioamedeiros
Metrô
O início da operação no horário do pico da manhã também foi antecipado no metrô em 60 minutos. Desde as 5h30, o Metrô Rio opera com capacidade máxima, reduzindo o intervalo entre as composições. Os trens da concessionária começaram a circular às 5h.
Assim como nos trens, no metrô haverá prolongamento da operação no horário do pico da tarde, em função da demanda.
Barcas
Na Ilha do Governador, no trajeto Cocotá–Praça XV, foi antecipada a operação no horário do pico da manhã em 30 minutos, reduzindo o intervalo entre as embarcações. As partidas começaram às 6h30, segundo a concessionária.
Estão previstos aumento da oferta de lugares, com partidas simultâneas e∕ou embarcações de maior capacidade; e extensão da operação no horário do pico da tarde, com antecipação e prolongamento em 60 minutos nas partidas para a Praça XV.
BRT Transoeste 
Segundo Prefeitura , cerca de 20% da frota de ônibus está circulando entre as estações Alvorada e Santa Cruz. Por medida de segurança, está suspensa a circulação no eixo da Avenida Cesário de Melo, no trecho entre as estações Santa Cruz e Campo Grande.
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário