domingo, 25 de maio de 2014

A 18 dias da Copa do Mundo de 2014 apenas uma das grandes obras prometidas aos cariocas foi concluída

Maracanã foi reformado e entregue em 2013 para a Copa das Confederações
Maracanã foi reformado e entregue em 2013 para a Copa das Confederações Foto: Luiz Roberto Lima / Extra
Diego Barreto e Geraldo Ribeiro
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Corredor viário novinho, aeroporto confortável. Estádio integrado a uma área de lazer de fazer inveja a qualquer parque de primeiro mundo. Desde que o Rio foi oficializado como uma das sedes da Copa do Mundo, em 2009, não foram poucos os projetos que fizeram o carioca imaginar uma cidade melhor no Mundial. Mas, faltando 18 dias para a festa, apenas o Maracanã e seu entorno já foram entregues. Algumas promessas devem ficar mesmo só na imaginação, ou, quem sabe, para a Copa de 2018.
Transcarioca será inaugurado no próximo domingo, operários correm para concluir as obras
Transcarioca será inaugurado no próximo domingo, operários correm para concluir as obras Foto: Luiz Roberto Lima / Extra
Das quatro grandes obras definidas na Matriz de Responsabilidades — documento assinado pelos governos federal, estadual e municipal —, uma não será feita nem para as Olimpíadas de 2016: a reforma do Porto do Rio, que acabou excluída do programa. As outras três sofreram atrasos na entrega. A modernização dos terminais 1 e 2 do Aeroporto do Galeão não será totalmente concluída. No lugar de “seja bem-vindo”, tapumes e a inscrição “desculpe o transtorno” darão boas-vindas para quem desembarcar para assistir aos jogos no Rio. Obras em parte do Terminal 1 ainda não têm data prevista.
Considerado o maior legado da Copa para os moradores do Rio, o BRT Transcarioca será inaugurado no próximo domingo, a apenas 11 dias dos jogos. O ritmo de trabalho nos canteiros ao longo dos 39 quilômetros da via é intenso. Mas ainda não há certeza de que tudo vai funcionar durante a Copa. A previsão da prefeitura é de que pelo menos 22 estações, menos da metade das 47, estarão operando.
O novo Maracanã, entregue às vésperas da Copa das Confederações, em junho de 2013, deveria ter sido concluído no fim de 2012. O entorno, que a prefeitura prometeu transformar num grande parque — com direito a passarela de ligação com a Quinta da Boa Vista —, só foi inaugurado no dia 2 de maio. E parece longe do prometido. Frequentadores reclamam de mau acabamento das obras.
Perto dali, a estação multimodal, que interligará os sistemas metroviário e ferroviário, ainda é um grande canteiro de obras. Muitas máquinas e operários trabalhando em estruturas de ferro. A promessa da Secretaria de Transportes é de que tudo ficará pronto até a Copa.
Estação multimodal do Maracanã ainda em obras
Estação multimodal do Maracanã ainda em obras Foto: Luiz Roberto Lima / Extra
‘Há desnível e buracos no piso’
Caminhando, fica difícil perceber, mas andando de skate, de bicicleta ou até mesmo de cadeiras de rodas, a gente vê claramente que há desnível em vários pontos do piso. Principalmente, na descida da passarela para o lado da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Isso só reforça a ideia de que a obra foi feita às pressas. Tudo indica que foi feito correndo para inaugurar logo. Por isso está tão mal acabada.
Além disso, o problema não é só na passarela. A pista de skate, recém-inaugurada, também já apresenta problemas, como buracos que dificultam as manobras. Eu moro em Bonsucesso e venho até aqui, porque na Zona Norte não temos quase opções de área de lazer.
Uma obra desse porte, para um evento internacional e com a importância da Copa, deveria ter sido feita com mais cuidado. Isso seria uma oportunidade de deixar um bom legado para a cidade e, principalmente, para a população.
Leandro Silva - Motorista - 32 anos
Leandro Silva frequenta o entorno do Maracanã, onde anda de skate
Leandro Silva frequenta o entorno do Maracanã, onde anda de skate Foto: Luiz Roberto Lima / Extra
‘É tradição deixar para a última hora’
Acho que o aeroporto não fica pronto a tempo de receber os turistas que virão para a Copa. Ainda há tapumes por todo o lado. Infelizmente é uma tradição do brasileiro deixar tudo para a última hora e, depois, fazer correndo. O risco de fazer malfeito e depois ter de refazer é grande. Outro problema sério são os deslocamentos. Bem que podiam aproveitar para resolver isso. O BRT vai atender a uma parcela, mas não a todos. Moro em Niterói e, para mim, não haverá opção de trajeto mais rápido e barato.
Rita Firma - Vendedora - 45 anos
‘Difícil acreditar que vão entregar dia 1º’
A impressão que se tem é que ainda falta muita coisa para ficar pronta em tão pouco tempo. Vendo assim, com as obras em andamento, é difícil acreditar que vão conseguir entregar a estação do BRT de Vicente de Carvalho no dia 1º. Só se os operários trabalharem 24 horas por dia. De qualquer forma, estou ansioso para ver o resultado. O BRT é uma novidade aqui. Mas, em Goiânia, onde o sistema existe há mais tempo, funciona bem. Aqui não tem como avaliar, pois todos os trechos ainda não estão prontos.
Jorge Campos - Aposentado - 60 anos
Jorge Campos diz que é difícil acreditar que BRT estará concluído no dia 1º de junho
Jorge Campos diz que é difícil acreditar que BRT estará concluído no dia 1º de junho Foto: Luiz Roberto Lima / Extra
As obras:
Estádio do Maracanã
Entrega prevista: dezembro de 2012
Entrega de fato: abril de 2013
Custo previsto: R$ 600 milhões
Custo real: R$1,2 bilhão
A Secretaria Municipal de Obras promete vistoriar obras no entorno do estádio para checar reclamações de frequentadores da área de lazer.
Estação Multimodal do Maracanã
Entrega prevista: maio de 2014
Entrega de fato: ainda em obras
Custo previsto: R$161,5 milhões
Custo final: R$178 milhões
Transcarioca
Entrega prevista: maio de 2013
Entrega de fato: junho de 2014
Custo previsto: R$1,6 bilhão
Custo real: R$1,7 bilhão
Corredor viário terá 39 quilômetros e ligará o Galeão à Barra da Tijuca com 47 estações.
Corredor viário terá 39 quilômetros e ligará o Galeão à Barra da Tijuca com 47 estações. Foto: Luiz Roberto Lima / Extra
A Secretaria Municipal de Obras promete entregar no dia 1º 47 estações prontas. Mas segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o início da operação será gradual com apenas 22 estações operando
Aeroporto do Galeão
Entrega prevista: abril de 2011 (Terminal 2) - setembro de 2012 (Terminal 1)
Entrega de fato: maio de 2014 - (Terminal 2) - Terminal 1 ainda em obras
Custo previsto: R$ 687,3 milhões
Custo real (obras entregues até maio de 2014): R$354,70 milhões
Tapumes no interior do Aeroporto do Galeão
Tapumes no interior do Aeroporto do Galeão Foto: Luiz Roberto Lima / Extra
A Secretaria da Aviação Civil diz que mesmo sem o Terminal 1 pronto a demanda da Copa será atendida no Galeão. Segundo o órgão obras entregues ampliaram a capacidade do aeroporto de 17,4 milhões de passageiros por ano para 30,4 milhões de passageiros. A demanda prevista para 2014 com a Copa é de 18,9 milhões de passageiros.

Fonte: Jornal Extra

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