terça-feira, 27 de maio de 2014

BRT Transcarioca será aberto com alerta contra bandalha

Na Vila da Penha, apesar dos alertas em faixa e placas, carro faz retorno proibido
Na Vila da Penha, apesar dos alertas em faixa e placas, carro faz retorno proibido Foto: Luiz Roberto Lima / Extra

As faixas indicando o alto risco de acidentes estão espalhadas por vários pontos do trajeto do corredor de ônibus BRT Transcarioca em localidades da Zona Norte como Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Olaria. Além de servirem de alerta, elas refletem a preocupação dos moradores dos 14 bairros, da Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, que passarão a conviver com a via expressa às portas de suas casas a partir de domingo, quando começam a funcionar as primeiras 22 das 47 estações do corredor.
A principal preocupação do aposentado Roberto Corrêa, de 68 anos, morador da Vila da Penha, é com as bandalhas cometidas pelos motoristas que ignoram a sinalização colocada na altura da Praça Marco Aurélio. Na quinta-feira passada, o EXTRA flagrou vários condutores fazendo retorno em local proibido. Os moradores temem que se repita na região o que ocorreu n o BRT Transoeste, que corta uma área menos povoada e, só nos três primeiros meses de operação, em 2012, acumulou quatro atropelamentos com mortes e cinco colisões.
- Certamente vai ter muito acidente por aqui também. Em vez de fazerem o retorno na praça, como é recomendado, os motoristas que vêm das ruas transversais entram direto na Avenida Vicente de Carvalho - prevê Roberto.
O cruzamento com a Rua Soldado Servino Mengarda, em Vicente de Carvalho, é considerado um dos mais críticos, apesar de ter ganhado sinalização recente. Trata-se de trecho movimentado onde ficam uma agência bancária e um hospital particular.
- Estão instalando sinalização, mas vamos ver na prática como vai funcionar e torcer para não ocorrerem acidentes. Afinal, vai ser uma pista de alta velocidade - afirmou o supervisor de limpeza Gilson Medeiros, de 61 anos.
Na Avenida Vicente de Carvalho, pedestre atravessa o que será um corredor expresso a partir de domingo
Na Avenida Vicente de Carvalho, pedestre atravessa o que será um corredor expresso a partir de domingo Foto: Luiz Roberto Lima / Extra
Além da sinalização nos cruzamentos, outra medida para evitar atropelamentos será a instalação de grades com cerca de um metro de altura separando a pista do corredor expresso. O objetivo é evitar que as pessoas atravessem fora das faixas de pedestres. Por enquanto, poucos trechos tiveram as grades instaladas.Em Olaria, a passagem subterrânea de acesso à estação de trem e ao outro lado do bairro cortado pela linha férrea sai em cima do corredor expresso.
- Muita gente ainda não se tocou que vai atravessar no meio da pista. A coisa vai ficar complicada por aqui. O ideal seria colocar uma passarela para os pedestres - sugeriu o taxista Nelson Gomes dos Santos, de 55 anos.
A Secretaria municipal de Obras informou que haverá travessia de pedestres com semáforos no local. O órgão também afirmou que as grades de proteção para evitar que pedestres atravessem fora da faixa serão instaladas em todos os 39 quilômetros do corredor de ônibus.
A inauguração do corredor BRT Transcarioca será no domingo, dia 1º, mas só começará a operar no dia seguinte no trecho entre o Tanque e o Terminal Alvorada, com 19 estações, inicialmente das 10h às 15h.
No dia 4, na quarta-feira seguinte, começará a funcionar o trecho Galeão-Alvorada (com mais quatro estações: Tom Jobim 1, Tom Jobim 2, Vicente de Carvalho e Alvorada), das 5h às 23h.
A obra do Transcarioca tinha custo previsto de R$ 1,6 bilhão. Na prática, aumentou para um total de R$ 1,7 billhão.
A CET-Rio ainda não divulgou dados sobre a quantidade de radares eletrônicos ou de agentes de trânsito que colocará ao longo da via expressa para ajudar a orientar e fiscalizar motoristas, o que só deverá ocorrer nos próximos dias.


Fonte: Jornal Extra

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