sexta-feira, 30 de maio de 2014

Anvisa suspende vendas dos medicamentos Resfenol e Cefalexina

O primeiro deve ser retirado do mercado por falta de comprovação de eficácia e o segundo por problema na embalagem

RIO - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no diário oficial desta sexta-feira a suspensão de vendas de dois medicamentos. O antigripal Resfenol solução oral gotas, fabricado pela empresa Kley Hertz, teve o registro cancelado pela reguladora por não apresentar estudos clínicos que comprovassem sua eficácia. De acordo com a Anvisa, a fabricante deve recolher todo o estoque do remédio existente no mercado.
Também foi suspenso o lote 09411231 do medicamento genérico Cefalexina 500mg comprimido, um antibiótico, fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro e com validade até janeiro de 2016. O fabricante já iniciou o recolhimento voluntário de lote que, de acordo com o comunicado, apresenta o acondicionamento de oito comprimidos na cartonagem da apresentação de dez drágeas.
Em nota, a Kley informou que "as apresentações comerciais Resfenol cápsulas e Resfenol solução oral comprovaram sua eficácia e segurança clínica através da apresentação de estudos, sendo estes aprovados pela Agência Reguladora, tendo seu registro devidamente renovado através da publicação em Diário Oficial da União em 17/02/2014, Resolução RE nº 505, de 14/02/2014. Dessa forma, reiteramos que a publicação supracitada do dia de hoje, não envolve essas apresentações da marca". Colocou à disposição dos clientes o telefone gratuito 0800-704-9001. A Teuto não possuia porta-voz imediatamente disponível para comentar o assunto.

Fonte: 
O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário