quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

BRS da Marechal Rondon entra em fase de teste

Novo corredor expresso da região do Grande Méier terá 15 pontos de ônibus. Por enquanto, os motoristas receberão orientação e não serão multados

AMANDA RAITER
Rio - Começam hoje os testes operacionais de implantação do BRS da Avenida Marechal Rondon, via que liga o Méier ao Maracanã. O novo BRS contará com 15 pontos de ônibus, onde todas as linhas são integradas. Ele começa na Rua Cônego Tobias, no Méier, e termina na Rua Souza Dantas, em São Francisco Xavier (antigo Rocha). A extensão é de aproximadamente quatro quilômetros. 
O BRS 24 de Maio funciona desde novembro. O da Marechal Rondon se integrará a ele, no sentido contrário
Foto:  André Mourão / Agência O Dia
Em dezembro, a Rio Ônibus disponibilizou monitores que tiraram dúvidas e distribuíram folhetos com mais detalhes sobre o BRS que está sendo implantado hoje. Das três faixas de rolamento, apenas uma será destinada ao transporte público.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, os próximos corredores exclusivos para ônibus serão implantados na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, e em mais um trecho da Rua Haddock Lobo, a partir do Largo da Segunda-Feira até o Viaduto Paulo de Frontin. Já há um trecho desta rua que integra o BRS Estácio-Centro.
24 DE MAIO
O BRS da Rua 24 de Maio, Rua que corre paralelo à Marechal Rondon, mas no sentido Zona Norte—Centro, funciona desde o fim de novembro. Porém, um dos pontos foi retirado, na altura da Rua Frei Pinto, o que causou queixa de moradores: o local contava com cobertura e era vizinho à travessia de pedestres.
Ao contrário dos BRS implantados em Copacabana e no Centro, nos corredores da região do Grande Méier — o que está sendo inaugurado hoje e o da 24 de maio — as linhas param todas no mesmo ponto.
No BRS, além da faixa azul pintada no asfalto, placas indicam a restrição para a circulação de automóveis de passeio por parte da via. Só podem circular pelos corredores ônibus e táxis. Quem desobedecer está sujeito à multa, que pode chegar a R$ 127,69. 
Sistema estreou em Copa 
O Bus Rapid System (BRS) foi implantado, pela primeira vez, em fevereiro de 2011, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Posteriormente, também em Copacabana, a Rua Barata Ribeiro passou a contar com o corredor exclusivo, o que diminuiu o tempo de travessia pelo bairro em 40%, segundo a prefeitura. Ainda naquele ano, as faixas exclusivas para ônibus foram estendidas até o Leblon e também ao Centro, nas avenidas Antônio Carlos e Primeiro de Março.
Em 2012, as avenidas Rio Branco e Presidente Vargas foram as beneficiadas. No ano passado, foi a vez do BRS Tijuca, com o corredor que segue pela Rua Dr. Satamini até a altura Rua General Roca, na Praça Saens Peña. Ainda foi inaugurado o BRS Carioca, que liga o Centro até o BRS da Tijuca, e o Estácio—Carioca, implantado de urgência para auxiliar a aliviar o trânsito com mudanças viárias na Zona Portuária.

Fonte:O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário