terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Como falar sobre si mesmo durante a entrevista de emprego em 2014

O entrevistador pediu para que você falasse sobre si mesmo, e ficou em pânico? Não se preocupe: veja 5 dicas que irão ajudá-lo a contornar essa situação

Como falar sobre si mesmo durante a entrevista de emprego em 2014
(Crédito: Shutterstock.com)
Quando for falar de si mesmo, é crucial que você explique porque decidiu escolher por essa profissão

Durante a entrevista de emprego, é fácil falar sobre as nossas experiências e capacidades. Mas como agir quando o entrevistador pedir para que você fale sobre si mesmo, ou seja, sobre quais são suas qualidades e defeitos? Parece simples, mas não é. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a sair dessa situação da melhor forma possível:






1 – Seja confiante

É essencial que, quando você for falar sobre si mesmo, você demonstre confiança. Recrutadores estão acostumados a analisar pessoas e eles percebem facilmente quando alguém está nervoso, ou está mentindo. Portanto, diga a verdade e fique tranquilo – isso já é um grande passo para ser um bom entrevistado. 

2 – Dê exemplos

Se você se sente receoso de que o recrutador pode não confiar em suas palavras, dê exemplos das suas principais qualidades. Fale sobre um projeto que você desenvolveu no seu último emprego, por exemplo. É importante, também, que você explique os seus defeitos com experiências anteriores. Assim, além de falar mais sobre a sua carreira, você passa maior confiança para o entrevistador. 

3 – Fale sobre a suas escolhas

Quando for falar de si mesmo, é crucial que você explique porque decidiu escolher por essa profissão. Diga o que o atraiu nessa carreira e como essa “paixão” foi um diferencial na hora de exercer a profissão. Conte uma história e deixe com que o recrutador sinta vontade de continuar escutando. 

4 – Diga as suas experiências na graduação

Essa dica é especialmente importante para recém-formados: enquanto estiver falando sobre si mesmo, tente inserir alguma experiência positiva que você teve durante a faculdade que influenciou diretamente a sua carreira. Isso irá demonstrar, mesmo com somente um exemplo, que a sua graduação foi mais do que um simples pedaço de papel e que ela, de fato, criou um bom profissional. 

5 – Seja breve

Apesar de você sentir que deve falar muitas coisas para convencer o recrutador de contratá-lo, é essencial que você seja breve. Fique restrito ao que ele pediu que você respondesse e não fale por mais de 2 minutos sem parar. Quando você sentir que o recrutador está ficando entediado, pare o mais rápido possível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário