segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Termina primeira fase do túnel do Metrô Rio

:
O último trecho de rocha que separa o túnel da Linha 4 do Metrô Rio entre a Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, e São Conrado, Zona Sul, foi detonado nesta segunda-feira (9); com cinco quilômetros de extensão, este é o maior túnel entre estações metroviárias do mundo; ao todo já foram escavados mais de 6 mil metros de túneis de via

O último trecho de rocha que separa o túnel da Linha 4 do Metrô Rio entre a Barra da Tijuca - Zona Oeste da cidade - e São Conrado - Zona Sul - foi detonado nesta segunda-feira (9). As escavações foram iniciadas em setembro de 2010. Com cinco quilômetros de extensão, este é o maior túnel entre estações metroviárias do mundo. Ao todo já foram escavados mais de 6 mil metros de túneis de via - por onde passarão os trens - entre Barra e Gávea.

- Nós estamos construindo de linhas subterrâneas mais do que tudo o que foi feito desde quando o metrô foi aberto. Vamos permitir que mais de 250 mil pessoas passem a usar este transporte quando a linha estiver inaugurada, tirando dois mil carros da rua e dando conforto às pessoas. É um momento histórico e será um legado muito importante. Esta será uma estação democrática, com acesso para Rocinha e para os moradores de São Conrado. Enfim, uma estação que é a cara do Rio de Janeiro – disse o governador Sérgio Cabral durante a conclusão das escavações.

Como os túneis no trecho Barra da Tijuca - Gávea passam por dentro do maciço rochoso, o Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras entre Barra e Gávea, adotou a metodologia New Austrian Tunnelling Metro (NATM) - Drill and Blast para construi-lo. O NATM consiste em detonações controladas e é o método mais adequado para escavação em rocha.

- Este era um sonho antigo de mais de 40 anos, de trazer o metrô até a Barra da Tijuca. Nós lutamos muito para vivenciar este momento de ter recursos para realizar esta obra. Demos um grande passo, vamos deixar mais de 70% pronto. Ganha a população que mais precisa de transporte com qualidade – afirmou o vice-governador e coordenador de Infraestrutura Luiz Fernando Pezão.

A implosão ocorreu por volta das 7h43. Três toques de sirene foram acionados antes do quarto toque, que sinalizava a conclusão da detonação. Autoridades e funcionários da obra a assistiram por um telão instalado dentro do túnel escavado.

Com aproximadamente 16 quilômetros de extensão, a Linha 4 (Barra da Tijuca - Ipanema), vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz.

A partir de 2016, a Linha 4 do metrô vai ligar a Barra da Tijuca a Ipanema em apenas 15 minutos e o túnel Barra – São Conrado conectará as duas estações de maior demanda da Linha 4 do metrô - Jardim Oceânico, com 91 mil passageiros por dia, e São Conrado, com 61 mil. O trajeto Barra - São Conrado será feito em menos de 6 minutos.


Fonte: Rio247/ Agência Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário