quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Chuva forte alaga ruas e provoca lentidão no trânsito

Rios na Baixada estão em Alerta Máximo. Temporal também atinge a Região Serrana


Homem subiu em carro para escapar da chuva
Foto:  Leitora Aline Freire


Rio - A forte chuva que cai na cidade na noite desta terça-feira alagou diversas ruas em vários pontos, principalmente nas Zonas Norte e Oeste do Rio. Bairros como Lapa, Grajaú, Tijuca, Vila Isabel, Pavuna, Penha e Irajá tiveram as ruas tomadas pela água. A mesma situação ocorreu em Jacarepaguá, Recreio, Bangu e em pontos da Avenida Brasil. Muitos locais estão sem energia, como Sulacap, Grajáu, Tijuca, Santa Teresa, Pavuna, Higienópolis, Olaria, Engenho Novo, Vila da Penha, Méier, Realengo, Vila Isabel e Recreio. A Light informou que equipes trabalham nas ocorrências. O tráfego ficou lento em vias expressas como a Avenida Brasil, Linha Amarela e Linha Vermelha. As ruas Camerino, do Catete, da Glória, do Resende e da América, foram interditadas ao tráfego. Várias bolsões d'água se formaram na vias.
Nos últimos minutos, o Sistema Alerta Rio registrou maiores incidências de chuva na Saúde, Penha, Larajeiras e Santa Teresa. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) o Rio Botas, que corta Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada, está em Alerta Máximo e pode transbordar a qualquer momento. Em Mesquita, Nilópolis e Duque de Caxias, o Rio Sarapuí está em Estágio de Alerta. Na Região Serrana, o Rio Quitandinha, em Petrópolis, apresenta o mesmo panorama. As demais regiões do estado estão em Atenção, exceto pelo Norte-Noroeste.
O aeroporto Santos Dumont fechou às 22h10 para voos e decolagens O aeroporto Internacional Tom Jobim opera com o auxílio de instrumentos para voos e decolagens desde às 21h.


Chuva já alagou bairros no Rio

O temporal desta tarde também castigou a cidade. Leitores de O DIA 24 Horas enviaram informes sobre a situação. A leitora Lynda Sampaio registrou as ruas da Pavuna alagadas e motoristas com bastante dificuldades de atravessar a vias do bairro da Zona Norte.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva virá acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento. A mudança de tempo acontece por conta do avanço de áreas de instabilidade na região Sudeste, de acordo com o Alerta Rio. A máxima prevista para hoje na cidade do Rio é de 37 graus.

Municípios de Angra dos Reis e São Gonçalo entram em Estágio de Atenção

Os municípios de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, e São Gonçalo, na Região Metropolitana, entraram em Estágio de Atenção na tarde desta terça-feira. De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias, do Inea, há previsão de chuva moderada nas regiões.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou, na tarde desta terça-feira, que a bacia da Baía de Guanabara entrou em Estágio de Atenção, às 15h50. Núcleos de chuva moderada a forte se aproximam da região e podem causar pancadas nas próximas horas.

O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. A bacia da Baía de Guanabara abrange as regiões do Centro, Santa Teresa, Flamengo, Botafogo, Laranjeiras, Grande Tijuca, Zona Norte, Ilha do Governador e subúrbios da Central e Leopoldina.

Quarta-feira deve ter céu encoberto

O céu vai permanecer nublado e com possibilidade de chuva isolada durante a noite. Há também, possibilidade de vento moderado e temperatura estável. Já a previsão para esta madrugada é de céu nublado a encoberto, com possibilidade de chuva moderada a forte . Durante a manhã e tarde desta quarta há previsão de céu encoberto, com chuva moderada a forte. As temperaturas começam a cair durante o período da manhã e tarde desta quarta.
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário