sábado, 28 de dezembro de 2013

HOLANDESES VÃO ORIENTAR FLUMINENSES EM PROJETOS CICLOVIÁRIOS

Foto: André Gomes de Melo

Governo firmou convênio com a Embaixada Holandesa de Ciclismo para ações que incentivem o uso da bicicleta

O programa Rio – Estado da Bicicleta, da Secretaria de Transportes, firmou um convênio com a Embaixada Holandesa de Ciclismo para trocar experiências sobre infraestrutura e projetos que estimulem o uso da bicicleta no estado do Rio de Janeiro. Durante reunião com representantes de municípios fluminenses, órgãos públicos e das concessionárias de transportes (trens, barcas e metrô), a diretora da embaixada, Aletta Koster, conheceu as demandas por investimentos em infraestrutura e integração com os modais.

O objetivo da parceria, que terá duração de dois anos é contar com a experiência holandesa para desenvolver ações e formular políticas públicas visando a conscientização da importância do uso da bicicleta. As propostas poderão incluir a integração com o transporte urbano, práticas para o estacionamento de bicicletas sugestão de novas ciclovias e estratégias de transportes sustentáveis.

Segundo o coordenador do programa, Mauro Tavares, a ideia é ter subsídios para orientar os municípios a elaborarem seus próprios projetos cicloviários.

- Acreditamos que os holandeses podem contribuir enormemente na sugestão de novas formas de integração com os transportes modais. É preciso conscientizar a população de que um objeto usado geralmente para o lazer pode se transformar em um meio de transporte eficiente e rápido – afirma Mauro.

Durante o encontro, a diretora da Embaixada Holandesa defendeu ainda o viés econômico do uso das bicicletas, que não poluem e não geram custos ao usuário. Aletta disse que as políticas públicas devem ser solidárias a quem não tem condições financeiras de comprar ou sustentar um carro.

- É preciso que os agentes públicos organizem o sistema de tal maneira que interesses individuais não se sobreponham aos direitos dos demais. A Holanda precisou de 40 anos para concretizar seus projetos e se tornar referência no uso das bicicletas. Pode ser que o Rio demore menos, mas, para isso, a consciência sobre a política de transporte limpo e o uso do automóvel também precisa mudar – pontua.

A Embaixada Holandesa de Ciclismo

A Embaixada Holandesa de Ciclismo é uma fundação, fomentada pelo governo holandês, que compartilha a experiência de mobilidade sustentável que se tornou referência no mundo. A fundação tem convênio com diversos países, prestando serviço de planejamento integrado, incluindo prevenção de risco, categorização de estradas e mobilização em cadeia além de modelos de segurança em ciclismo. 

#TransportesRJ #AmbienteRJ
O programa Rio - Estado da Bicicleta fechou uma parceria que promete render bons frutos! O #RJ assinou convênio com a Embaixada Holandesa de Ciclismo, que vai orientar o estado no desenvolvimento de ações para conscientizar os cidadãos da importância do uso da bicicleta como meio de transporte. Saiba mais: http://bit.ly/1aY3hWJ
Foto: André Gomes de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário