segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Artistas e políticos juntos por royalties

Manifestação começa hoje às 14h na Candelária e terá esquema especial de trânsito no Centro

 

Projeto naval Barra do Furado, em Quissamã, pode parar em 2013
Foto: Divulgação
RIO e SÃO PAULO — Será nesta segunda-feira às 14 horas na Candelária, no Centro, o ponto alto da campanha “Veta, Dilma: contra a injustiça, em defesa do Rio”. Artistas, atletas, empresários e políticos são esperados na passeata, que vai contar ainda com caravanas vindas do interior do estado. O objetivo do movimento é pressionar a presidente Dilma Rousseff a vetar o projeto que altera a distribuição dos royalties do petróleo, inclusive dos campos já licitados, que causará uma perda de R$ 2,079 bilhões ao estado só em 2013.
O governo do Espírito Santo e o governo de São Paulo participarão. O governador Geraldo Alckmin chegou a informar, no início da semana passada, que não participaria do movimento. Mas, depois de um telefonema do governador Sérgio Cabral na sexta-feira, decidiu marcar presença, enviando como representante o secretário de Energia José Aníbal.
O próprio governador não poderá comparecer devido aos problemas que o estado está enfrentando na área de segurança. Alckmin vai nomear os novos chefes das polícias civil e militar de São Paulo hoje. Aníbal encontra-se com Cabral e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, às 15h no Palácio Guanabara e de lá seguem para o Centro.
— Vimos que a manifestação está adquirindo uma importância relevante contra esse projeto, que muda as regras no meio do jogo e tem grande impacto nas finanças dos estados produtores — disse Aníbal.
Segundo o governo do Rio, os manifestantes sairão da Candelária em direção à Cinelândia, onde foi montado um palanque. Personalidades como o autor de telenovelas João Emanuel Carneiro, o cantor Gabriel o Pensador, a diretora de cinema Carla Camurati e atletas vão conduzir os protestos pela Avenida Rio Branco. Ontem, a secretaria de Cultura do Rio confirmou a participação da apresentadora Xuxa no ato.
Ao longo da Rio Branco, haverá trios elétricos, como o do Furacão 2000, que vai tocar o Funk “Veta, Dilma” com 50 dançarinos. Repentistas da Feira de São Cristóvão farão duelos de repentes e a Grande Rio apresentará um samba-enredo sobre os royalties.
Alcione cantará o hino nacional
Na Cinelândia, a cantora Preta Gil, a atriz Maria Paula e o rapper Marcelo Silva serão os mestres de cerimônia da apresentação que vai começar às 18h com Alcione cantando o Hino Nacional. Serão ao todo 11 shows, com Naldo, Buchecha, Belo, Molejo, Fundo de Quintal e Monobloco. Também vão participar o jogador Léo Moura, do Flamengo, a chef Roberta Sudbrack e a estilista Isabela Capeto. Cabral e prefeitos das cidades fluminenses não falarão no palanque.
Haverá esquema especial de trânsito. A CET-Rio fechará diversas avenidas no Centro, a partir das 10h, interditando trechos das avenidas Presidente Vargas, Rio Branco e Presidente Wilson, bem como a Rua Evaristo da Veiga e todas as transversais da Rio Branco.
Ontem, em conversa com Cabral, Alckmin se disse "totalmente solidário ao Rio", não só pelas perdas que a mudança das regras dos royalties acarreta a ambos os estados, mas também pela “questão de princípio” que envolve a mudança de regras firmadas em contratos já firmados.
Ontem, o movimento Rio de Paz protestou em Copacabana contra os riscos ambientais com a exploração de petróleo. Manifestantes espalharam bacias com tinta preta pela praia.


Veja também
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário