sábado, 2 de junho de 2012

Silvio Costa se diz arrependido de ter xingado Pedro Taques

Silvio Costa se diz arrependido de ter xingado Pedro TaquesO senador Sílvio Costa exalta-se na CPI do Cachoeira Foto: Givaldo Barbosa / O Globo‘O que meu coração mandou, eu fiz’, diz ele, que manteve as críticas




RIO - Um dia depois de se tornar o protagonista da confusão ao final da sessão da CPI do Cachoeira, marcada pelo silêncio do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), o deputado Silvio Costa (PTB-PE), admitiu nesta sexta-feira estar arrependido de chamar o senador Pedro Taques (PDT-MT) de “merda” e “filho da p...”. Silvio Costa havia atacado Demóstenes, e Taques reclamou do tom usado com o investigado.
O que o senhor achou da repercussão da briga com o senador Pedro Taques?
SILVIO COSTA: Primeiramente, o Demóstenes não é um depoente qualquer. Ele é um senador da República e, ao longo de dez anos, ele enrolou o país. Ele se apresentava como um grande paladino da ética. Se apresentava como o grande arauto da moralidade e apontava o dedo da acusação para todo mundo.
É claro que ele usou a prerrogativa constitucional de ficar calado. Quando ele usa essa prerrogativa, naturalmente ele se auto-acusa. Ele se coloca como um semelhante aos demais membros da organização do senhor Cachoeira. E se você pegar a minha fala, eu comecei pausadamente me dirigindo a ele falando o que eu queria dizer. Lamentavelmente, o senador Pedro Taques - eu estava com a palavra como líder - pediu uma questão de ordem em um momento inoportuno, que o regimento não permite. E o pior: o presidente Vital concedeu a questão de ordem.
Então eu entendi aquilo como se fosse uma orquestração do senador Pedro Taques para proteger o Demóstenes. E eu fiquei preocupado: o senador Demóstenes anda dizendo que tem 32 votos no Senado a favor da sua não cassação. Eu espero que o senador Pedro Taques não seja um desses votos.
O senhor se arrependeu da forma como se expressou?
Silvio Costa : Eu não me arrependo de absolutamente nada que eu disse ao senador Demóstenes. A única coisa que eu não diria é o que eu disse fora do microfone em relação ao senador Pedro Taques. Ali ele tentou me agredir, dizendo 'não me meça com a sua régua'. Eu usei palavras de baixo calão e isso eu não faria de novo.
Eu tento ali naquela CPI ter a mesma indignação do cidadão comum. Sei que as pessoas têm uma leitura muito ruim da classe política. Eu não sou o paladino da ética. Aliás, eu tenho horror a paladino da ética. Todos esses, no fundo, querem esconder alguma coisa. E o Demóstenes é um exemplo vivo disso.
Há parlamentares que dizem que o seu comportamento acabou contribuindo para que o senador Demóstenes saísse da condição de culpado para a de vítima. O que o senhor acha dessa avaliação?
Silvio Costa : Isso é uma piada. Isso é uma leitura literalmente equivocada. Eu acho que é o contrário. Eu acho que o senador Pedro Taques posou como defensor de Demóstenes. E ele que explique à opinião pública aquela posição. Recebi dezenas de e-mails no meu gabinete. Evidentemente com as posições das mais variadas. Tem gente que acha que eu fui mal educado, mas tem gente que acha que eu fui verdadeiro. O que o meu coração mandou, eu fiz.
O senhor conversou com ele depois da discussão?
Silvio Costa : Tenho todo o respeito ao senador Pedro Taques e acho que ele é um excelente parlamentar. Mas acho que ele está querendo ocupar o lugar do Demóstenes como paladino da Justiça. E sim, conversamos de uma forma muito amena: eu disse que ele não deveria ter falado naquela hora porque era contra o regimento. Ele continuou com mesmo discurso.

Fonte: O Glogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário