quinta-feira, 26 de julho de 2012

Paes manda demitir guarda que agrediu skatista em Madureira




Sindicância vai investigar a participação de outros agentes no episódio. Em nota, corporação repudia o ato
RIO — O prefeito Eduardo Paes mandou afastar nesta quinta-feira o guarda municipal que agrediu o skatista Pedro Henrique Ribeiro, de 16 anos, no Parque de Madureira, quando fazia manobras radicais. O agente será demitido e uma sindicância vai investigar a participação de outros agentes no episódio. O vídeo, que mostra a confusão, está circulando no YouTube e foi divulgado no blog de Ancelmo Gois.
Paes, que está em Londres para a festa de abertura dos Jogos Olímpicos, soube pelo GLOBO da agressão. No início da tarde (manhã no Brasil), o prefeito ligou para o secretário de Ordem Pública, Alex Costa, determinando que o agente seja identificado e punido.
— A situação é absurda. Se ele ainda estiver em estágio probatório vai ser demitido sumariamente. Caso contrário, será demitido o mais rápido possível, respeitando-se os ritos legais. O Parque de Madureira e a pista de skate são as minhas meninas dos olhos. Estou indignado com o que aconteceu — disse o prefeito.
Eduardo Paes acrescentou que estará de volta ao Rio no fim de semana e, no sábado, irá ao Parque de Madureira.
— Vou conversar com a garotada. A pista é para ser curtida - concluiu.
O irmão de Pedro Henrique, Leandro César Ribeiro, disse que a família ainda não conseguiu entrar em contato com o jovem porque ele está sem celular, mas já souberam, por meio de amigos, que ele já está bem e não teve ferimentos graves. Segundo Leandro, a família ficou chocada com o que aconteceu.
— Meus pais ficaram muito preocupados, mas agora a gente está mais calmo porque sabemos que ele está bem. Nosso foco agora é conseguir falar com ele.
Pedro pratica skate desde os 9 anos e é conhecido no meio por ter ganhado vários campeonatos no Rio, em São Paulo e em Minas Gerais. Morador de Volta Redonda, no Sul fluminense, ele está de férias, há uma semana, no Rio. Um de seus amigos, João de Almeida, de 27 anos, que pratica skateboard na Praça XV, no Centro, contou que Pedro ganhou o último campeonato da praça.
— Ele tem tudo para ser um dos melhores skatistas do país — disse João.
A Guarda Municipal divulgou nota na manhã desta quinta-feira, informando que o agente envolvido na agressão já está afastado de suas funções e o processo de demissão da corporação já foi iniciado. Segundo a instituição, os integrantes da guarda, após verem as imagens do Parque Madureira, repudiaram veementemente o comportamento do profissional, que “não representa a instituição que tem como função estar ao lado do cidadão, colaborando para que os espaços públicos da cidade sejam cada vez mais democráticos e ordenados”.

Fonte: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário