sábado, 31 de agosto de 2013

Época leva ao paroxismo a arte de ser pessimista

:
Diante da constatação de que o programa Mais Médicos tem amplo apoio da população, e vem resgatando a popularidade da presidente Dilma, revista Época publica capa coberta de curativos, em que prefere enxergar o copo meio vazio, e não meio cheio; de acordo com a revista da Globo; "só isso não basta"; e alguém disse que bastava? (detalhe: o Ministério da Saúde terá, em 2014, pela primeira vez, o maior orçamento da Esplanada)

Não é mistério para ninguém que a revista Época, das Organizações Globo, tem se destacado pela torcida contra o País. Recentemente, fez uma capa sobre o crepúsculo da economia brasileira – tese que desmorona diante dos números do PIB divulgados nesta semana. Depois, teve participação decisiva no "lobby do tomate", quando apontou total descontrole inflacionário no País – o que também não resiste aos fatos. Agora, a revista resolve enxergar o copo meio vazio na área da saúde. Como o programa Mais Médicos, lançado recentemente pelo governo federal, tem amplo da sociedade brasileira, a despeito da reação corporativa das entidades médicas, Época decidiu circular com uma capa coberta de curativos e a mensagem de que "só isso não basta".
Na verdade, nem o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, jamais apontou o Mais Médicos como a solução definitiva para os problemas do setor. Mas a Globo, diante do copo meio cheio, preferiu enxergá-lo meio vazio. Na prática, com a capa desta semana, Época levou ao paroxismo a arte de ser pessimista. Uma doença, aliás, que não aflige apenas a revista, mas todo o grupo editorial da família Marinho, quando se trata de avaliar o governo da presidente Dilma.
Ontem, os telespectadores que assistiam ao Jornal das Dez, da Globonews, presenciaram uma cena rara. O âncora do telejornal perguntou ao comentarista Carlos Alberto Sardenberg, outro corvo das Organizações Globo, o que "deu errado" em relação ao PIB, que cresceu 1,5% no último trimestre (6% anualizados). Ele, na verdade, queria saber por que os analistas – como o próprio Sardenberg – erraram suas previsões. E o comentarista disse que erraram no número, mas acertaram na direção, prevendo que o terceiro trimestre e o quarto serão piores. Ao comparar o Brasil com outros países, ele ainda distorceu os números, pegando dados de 12 meses, e não do último trimestre, para dizer que o País cresceu menos do que nações como Chile e Peru – na verdade, na comparação correta, apenas a China supera o País (leia aqui).
Coberta de curativos, Época está doente, assim como a Globo. Ontem, uma reportagem da Agência Brasil revelou que o Ministério da Saúde será, em 2014,

Fonte: Brasil247

Nenhum comentário:

Postar um comentário