quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sem pediatras suficientes, estado investe na telemedicina

Especialistas ajudarão no diagnóstico de crianças em duas UPAs do estado

RIO - Com dificuldades para contratar pediatras para trabalhar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) — são 316 médicos da especialidade e 141 vagas não preenchidas —, a Secretaria estadual de Saúde resolveu apostar na telemedicina para tentar diminuir o problema. Uma central de especialistas, com três médicos do Instituto de Puericultura Martagão Gesteira, da UFRJ, ficará de plantão, 24 horas, para tirar dúvidas de plantonistas das UPAs através de teleconferências. O projeto, que deverá ser implantado no segundo semestre, atenderá primeiro as UPAs de Marechal Hermes e de Irajá.
— Estamos fazendo o levantamento dos custos. Já fizemos testes com o equipamento nas UPAs de Botafogo e Copacabana, que ficaram ligadas ao Hospital Getúlio Vargas — diz Ana Lúcia Eiras das Neves, subsecretaria de Unidades Próprias da secretaria.
O investimento nos equipamentos necessários para implantar a telemedicina nas 26 UPAs geridas pelo estado será de R$ 3 milhões. O projeto será hoje apresentado pelo secretário Sérgio Cortes e pelo governador Sérgio Cabral.
Eles também mostrarão dois outros investimentos da secretaria para o futuro: a construção, em 2014, de uma UPA no Maracanã, que será inaugurada pouco antes da Copa do Mundo. Ao custo de R$ 4,5 milhões, ela poderá atender até 450 pessoas por dia.
Outro projeto, também para daqui a um ou dois anos, é equipar as UPAs com tomógrafos portáteis, que vão permitir identificar que tipo de acidente vascular cerebral o paciente apresenta. Dependendo do caso, um medicamento poderá ser utilizado para reverter possíveis sequelas

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário